Pular para o conteúdo principal

UM DIA PARA FICAR NA HISTÓRIA DE LAVRAS

Ministra Luciana Lóssio
Nunca antes na história de Lavras, município localizado no Sul de Minas Gerais, a população assistiu um momento tão conturbado na política. Esta quinta feira, dia 13 de março de 2014, entra para os anais da linha do tempo. Sem alardes e sem convite à imprensa lavrense, Silas Costa Pereira, do PSDB, acompanhado de Clóvis Corrêa, do PMDB, foram diplomados respectivamente prefeito e vice-prefeito pelo juiz eleitoral da Comarca, Rodrigo de Melo Oliveira.

A diplomação se deu em virtude da cassação do mandato do prefeito eleito Marcos Cherem e do vice Aristides Silva Filho (Tide), ambos do PSD, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Já por volta das 16h, o vice-presidente da Câmara Municipal, Evandro Castanheira Lacerda (PSB) na ausência do presidente Marcos Possato (PTB), empossou em solenidade tumultuada e com forte esquema de segurança feito pela Polícia Militar. Logo após, Silas e o vice entraram então na prefeitura e assumiram o Gabinete.

Às 18h30, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Guimarães Lóssio, em análise do pedido, concedeu liminar e determinou a volta ao cargo imediatamente do prefeito eleito Marcos Cherem e do vice Tide. Silas e Clóvis permaneceram em torno de 2 horas apenas, nos respectivos cargos.

Em seu parecer, a ministra destacou que a ação julgada contém conteúdo idêntico aos processos anteriores em que o próprio TRE absolveu os envolvidos nas ações propostas. "Em um juízo precário, típico das medidas de urgência, tenho como plausível a tese da defesa de que a AIME n. 1-67/MG replica fatos anteriormente analisados pela Corte de origem, oportunidade em que se assentou, naquela instância, a ausência de gravidade apta à configuração do abuso, o que justifica, como medida de cautela e de preservação da administração pública local, a concessão da tutela cautelar, para o fim de se aguardar melhor exame da questão pelo colegiado do TSE", destaca.

"Ante o exposto, defiro a liminar, para suspender os efeitos do acórdão recorrido (RE n. 1-67.2013.6.13.0160) até que o recurso especial ou, em caso de sua inadmissão na origem, o agravo (se interposto) seja examinado por esta Corte Superior, devendo o autor ser mantido ou, caso já afastado, imediatamente reconduzido ao cargo de prefeito do Município de Lavras/MG, medida esta extensiva ao vice-prefeito eleito, embora não figure nesta ação", decretou a ministra Luciana Lóssio. Com a liminar todos os atos praticados no dia de ontem, 13, pela Justiça Eleitoral e pela Câmara Municipal foram anulados.

Comentários

Anônimo disse…
Infelizmente Lavras passa por esse vexame na politica local,que a muito tempo vem sofrendo com lideranças pouco interessadas em desenvolvimento e bem estar da população.

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho