quinta-feira, 3 de abril de 2014

INSTALAÇÃO INTERATIVA RECRIA OBRA DE VAN GOGH EM TAMANHO REAL

E se você pudesse entrar em um quadro e se sentir parte da obra? A partir das 20 horas da próxima sexta-feira, 4, isso se tornará possível com a instalação artística “O quarto do artista em Arles”, que será aberta na Galeria Arlindo Daibert do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM - Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Idealizada por Rafael Ski, a obra é baseada no quadro homônimo e mundialmente famoso de Vincent Van Gogh. A instalação, que ficará exposta até o dia 27 de abril, poderá ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 21 horas. A entrada é gratuita.

A instalação recria o quadro do artista holandês, sob nova perspectiva e em proporções reais, para que as pessoas possam interagir e sentir as sutilezas da obra. Como parte da interação, uma câmera fixada em frente à instalação irá captar fotos dos visitantes, e um software processará a imagem alterada com efeitos que remetem às pinceladas de Van Gogh. O visitante, após posar para a câmera, poderá imprimir a foto/pintura e levar para casa. As imagens também serão exibidas no site do projeto que também abrigará um modelo 3D do “quarto”.

O projeto tem como objetivo fazer uma releitura de Van Gogh, promovendo a discussão dos novos rumos da arte em relação ao surgimento de novas mídias, além de mostrar novas possibilidades artísticas, almejando recursos ainda em desenvolvimento. A ideia é fazer com que curiosos e profissionais da área tenham possibilidades de contato e envolvimento com a arte interativa.

“A partir do projeto inicial, foram surgindo mais ideias até chegar a essa de concretizar a obra em tamanho real. Esperamos que o público goste e entenda nosso trabalho,” afirma Rafael, que buscou, através da construção do quarto, possibilitar a imersão no trabalho de Van Gogh, estimulando o aprendizado e criando uma intimidade com essa pintura, uma vez que busca estreitar a linha entre a arte e a vida.

Nenhum comentário: