A formação de mão de obra qualificada já é uma preocupação estratégica dos setores de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas. O estímulo e oferta de profissionais preparados para atuar nas mais diversas áreas é uma vantagem competitiva para o município e caminho certo de boas oportunidade de emprego. Mas a Prefeitura quer potencializar os resultados obtidos em seus programas de formação. Por isso, começou, na última semana, a estabelecer parcerias com empresas de recursos humanos, para encaminhar os alunos do ensino técnico diretamente para o mercado de trabalho.
A primeira dobradinha ocorrerá entre o Pronatec, o Programa Nacional de Ensino Técnico, do governo federal, com a empresa União RH. O convênio assinado no último dia 22, garante aos formandos do programa cadastro no banco de dados da empresa assim que o curso é concluído. Com os currículos cadastrados na empresa, os profissionais vão participar dos processos seletivos para indústrias locais.
Com cerca de 3 mil profissionais qualificados por meio do programa todos os anos, o Pronatec se tornou uma importante ferramenta de instrução de mão de obra em Pouso Alegre. Sua execução no município se dá por meio de parcerias conduzidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com entidades do Sistema S, estrutura ligada à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e com o Instituto Federal Tecnológico do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).
Os cursos são gratuitos. Para se matricular neles é preciso atender algumas exigências. Uma delas é que o candidato esteja listado no Cadastro Único (CADúnico), um programa do Governo Federal que permite conhecer a realidade socioeconômica de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. A inserção no CADúnico é simples. Pode ser realizada na hora, em um dos centros de Referência em Assistência Social localizados nas quatro regiões da cidade. Feito isso, o candidato já pode fazer a pré-matrícula.
Comentários