Pular para o conteúdo principal

CONCURSO DE RAIAS, PIPAS E PAPAGAIOS DE PASSOS

A Prefeitura de Passos começou a receber desde o último dia 4, das 11h30 às 17h30, as inscrições para o XXIII Concurso de Raias, Pipas e Papagaios de Passos, que será realizado em 24 de agosto, às 9h30, na Estação Cultura. Podem participar do tradicional evento qualquer pessoa com idade entre cinco e 80 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, até 20 de agosto, no Departamento Municipal de Cultura, Palácio da Cultura ou Estação Cultura, todos órgãos da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Passos.

No dia do concurso, os concorrentes terão 40 minutos para se exibir, sendo 10 minutos para verificação do brinquedo no solo pelos jurados e 30 minutos para empiná-lo. Após a ordem de encerramento, os participantes terão 10 minutos para descê-los. O júri será formado por cinco pessoas que escolherão as três melhores raias nas categorias estabelecidas: raia mais bonita, raia mais original, maior raia, menor raia e raia com maior agilidade. Na categoria “a maior raia”, cada concorrente poderá ser ajudado por mais duas pessoas para colocá-la no ar.

Serão julgados critérios como originalidade, equilíbrio de cor no ar, beleza, técnica em construção, agilidade e desenvoltura. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com certificados, ou prêmios ou medalhas.

Os concorrentes terão que ficar atentos ao regulamento do concurso para não ficar sujeito à desclassificação. A organização do concurso recomenda que as raias, pipas e papagaios sejam feitos com papel de seda, linha de algodão e bambu. A rabiola poderá ser de plástico ou papel, mas é melhor evitá-la porque, na maioria dos casos, segundo o Departamento de Cultura, o brinquedo se prende no fio de energia elétrica por causa dela.

Laçar a raia de outro candidato, usar cerol, linha metálica ou material cortante, usar material de difícil absorção pela natureza, como plástico, fio de nylon, fita magnética e papel laminado são passíveis de desclassificação. Não recolher a raia no tempo previsto ou empiná-la fora do horário e local de apresentação e a raia que não voar também são critérios de desclassificação do concorrente.

O concurso de pipas, raias e papagaios é um dos eventos de lazer mais disputados de Passos. No ano passado, 100 pessoas participaram da competição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...