Pular para o conteúdo principal

FIM DO MANDATO-TAMPÃO JÁ ECONOMIZOU QUASE R$1 MILHÃO DOS COFRES PÚBLICOS DE MINAS

Desde que passou a vigorar em 2012, a proposta do deputado estadual Ulysses Gomes (PT) de acabar com o mandato-tampão já economizou quase R$ 1 milhão dos cofres públicos do Estado de Minas Gerais.

No ano seguinte ao da aprovação, com a eleição de cinco deputados para prefeito, os suplentes não puderam assumir dentro do período de férias dos titulares, no mês de janeiro. “Acabou aquela situação de pagar um mês por uma equipe completa que não pode exercer nenhuma atividade legislativa por estar no período de recesso. Com a nova redação da Lei, deputado suplente só vai assumir se o titular se ausentar por mais de 125 dias”, explicou Ulysses.

De acordo com ele, essa economia aconteceu somente no ano de 2013. “Em breve teremos a eleição para Governador. Se mantiver a média de cinco a seis deputados que são convidados para ocupar Secretarias de Estado, esse valor será dobrado”, observou o deputado.

A Emenda nº 90 alterou o parágrafo 1º do art. 59 da Constituição do Estado e tem como exceção os casos de convocação extraordinária pela Assembleia, o que não ocorre há décadas em Minas Gerais. Nessa situação, a posse se daria no primeiro dia da sessão extraordinária.

Minas Gerais foi o primeiro estado do país a acabar com a prática do 'mandato-tampão' e o projeto foi aprovado por unanimidade nos dois turnos de votação. “Precisávamos de 48 votos e conseguimos 56, sem contradições. Minas deu exemplo para todo o Brasil”, finalizou o deputado Ulysses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.