terça-feira, 2 de setembro de 2014

EMPRESÁRIO ANTÔNIO ERMÍRIO MANTINHA ESTREITA LIGAÇÃO COM A UNIFEI

O empresário e engenheiro paulista de renome nacional, Antônio Ermírio de Moraes, falecido em 24 de agosto último, aos 86 anos, sempre manteve estreita ligação com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde foi paraninfo de seis turmas de formados pela instituição, sendo a primeira vez em 1963. O Conselho Universitário da Unifei (Consuni), em reunião presidida pelo vice-reitor, professor Paulo Waki, deu um voto de pesar endereçado à família do empresário.

Waki lembrou a importância de Antônio Ermírio para a história da Universidade, especialmente na fase de transformação da então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) em Unifei.

O empresário, reconhecendo o potencial da Universidade na formação de profissionais de excelência, foi uma das personalidades que utilizou o seu prestígio em nível nacional para convencer o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o seu ministro da Educação, Paulo Renato Souza, a atender o legítimo pleito da instituição enviando o projeto de lei de transformação de Escola para Universidade ao Congresso Nacional.

A Universidade ao reconhecer os relevantes serviços prestados, agraciou o empresário paulista com a placa de Benemérito, em solenidade de instalação oficial da Unifei, realizada em 01 de junho de 2002. A comenda foi entregue a Antônio Ermírio pelo primeiro reitor da instituição, professor José Carlos Goulart de Siqueira.

Antônio Ermírio também proporcionou oportunidades do primeiro emprego aos ex-alunos da Unifei no Grupo Votorantim, conglomerado de empresas que presidiu por vários anos, e que atua, com mais de 60 mil funcionários, nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno biorientando, especialidades químicas e suco de laranja.

Nenhum comentário: