Pular para o conteúdo principal

PT AFIRMA QUE TRABALHARÁ PELA REFORMA POLÍTICA

O presidente do PT-MG, deputado federal Odair Cunha, acompanhado dos deputados Ulysses Gomes (PT), secretário estadual de comunicação do partido e líder do bloco Minas Sem Censura, Cida de Jesus, Secretária Geral do PT-MG, André Xavier, Secretário de Movimentos Populares do PT-MG, Pompilio Canavez (PT) e Sávio Souza Cruz (PMDB), concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (28), no hotel San Francisco, em BH, para anunciar o balanço das eleições 2014.

De acordo com Odair, o partido compreende o recado deixado nas urnas. Um dos principais desafios será a reforma política, clamada nas manifestações de junho do ano passado. “Minas Gerais fez sua parte, apoiou Pimentel e Dilma. Há uma demanda por mais participação popular, mais proximidade entre eleitores e seus representantes. Que o governo esteja mais ao lado de seu povo e sua gente”, afirmou.

Para o presidente do PT-MG, a população percebeu que notícias sobre melhorias para Minas Gerais, divulgadas por psdbistas, não condizem com a realidade. A resposta veio nos votos, ao escolherem Fernando Pimentel (PT) e Dilma Rousseff (PT).

Como prioridades citou as obras do anel rodoviário e metrô, que não evoluíram devido à ineficiência da atual administração, mesmo com o repasse de verbas pelo governo federal. A Educação também terá atenção especial, começando pelo pagamento do piso nacional dos professores.

Outra prioridade é manter o contato com as regiões de estado, como foi com a Caravana da Participação na campanha de Pimentel. “Aproximarmos decisões de governo com as vontades das pessoas de diversas regiões. Compreender Minas como um todo e seus potenciais regionais é um desafio colocado para nós”, declarou.

Sobre a organização da presidência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, afirmou que há abertura para parlamentares de todos os partidos, mas sem alguma deliberação no momento.

O deputado Sávio Souza Cruz enfatizou o fim da censura no estado. “Minas Gerais agora respira liberdade. Os órgãos terão autonomia para as ações e coberturas que considerarem competentes. Nós temos um plano de governo, não de marketing”, frisou. O pmdebista também comemorou a vitória de seu partido em sete estados. “É o momento de fazer o PMDB se glorificar de ser grande ideologicamente”, afirmou.

PT no governo federal e mineiro
O presidente do PT-MG fez questão de confirmar a sintonia entre Fernando Pimentel e Dilma Rousseff, citando a atenção do governo federal aos centros de educação infantil, as UMEIs, que o governador eleito em Minas Gerais quer expandir para todo o estado.

Odair Cunha apontou planos em conjunto para a área da Saúde e da Segurança Pública. “Trabalhamos muito em nossa campanha o Centro de Especialidades Médicas e a presidenta Dilma planeja o lançamento do programa Mais Especialidades. A segurança também é uma questão a ser enfrentada no próximo período. Dilma colocou em seu plano de governo a ideia de incluir na Constituição a competência concorrente da União nesse setor”, garantiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...