Pular para o conteúdo principal

CAMPEÃ

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) se destacou na XVI Competição SAE Brasil Aerodesign, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Campos (SP). A instituição foi representada pelas Equipes Trem Ki Voa Micro, campeã, e Trem Ki Voa Regular, competindo com estudantes de engenharia do Brasil e de outros quatro países (Venezuela, México, Peru e Polônia). Ao todo, cerca de 1300 discentes participaram do evento.

A UFSJ concorreu em duas categorias diferentes, trazendo para casa o título de campeã com a Equipe Trem Ki Voa, Classe Micro. O grupo concorreu com outras 22 equipes brasileiras, uma polonesa, uma venezuelana e outra mexicana. A conquista lhes deu o direito de participar do campeonato mundial da categoria a ser realizado em fevereiro de 2015 nos Estados Unidos.

Segundo o coordenador, professor Cláudio Pellegrini, o projeto existe desde 2009 e foi fundado a partir da iniciativa de uma turma de estudantes. O coordenador detalha ainda que, para ganhar a disputa, é preciso completar o maior número de vôos entre os cinco possíveis. O time realizou quatro destes vôos com a carga padrão de 40 bolinhas de tênis, resultado que garantiu o primeiro lugar na competição. 

A SAE BRASIL AeroDesign teve início com uma etapa denominada Competição de Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes voluntários e engenheiros da indústria aeronáutica. De sexta-feira a domingo, a etapa de Competição de Vôo tomou conta do evento, fazendo com que os aviões passassem por até sete baterias e demonstrassem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.