No início da madrugada da última quarta-feira, 12, no Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição, escolheu como Samba Enredo a história da Beata Nhá Chica para concorrer ao título de campanha do Grupo B do Carnaval Carioca.
De autoria dos compositores Alex Alves, Thiago Souza, Rômulo Couto, Leozinho Nunes e Victor Alves, o enredo "Nhá Chica: a beata negra e guerreira do Brasil" vai contar a história de uma mulher humilde, negra, filha de ex-escrava, que hoje chega a honra dos altares da Igreja Católica.
A proposta da diretoria da escola é ter uma ala no desfile, representando a cidade de São João del-Rei, nas Vertentes. Existe a possibilidade da presença de são-joanenses, que poderão desfilar na passarela do samba mais importante do carnaval brasileiro, e assim divulgar a cidade para todo o Brasil.
Sobre Nhá Chica
Natural do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (São João del-Rei), Francisca Paula de Jesus, conhecida popularmente como Nhá Chica, viveu na cidade até os oito anos de idade. Depois mudou com sua mãe para Baependi, no Sul de Minas e lá viveu até o fim de sua vida. Com uma vida de santidade foi reconhecida oficialmente como beata da Igreja Católica, no dia 04 de maio do ano anterior. O seu processo de canonização está no Vaticano.
Clique aqui para conhecer a letra e ouça o samba-enredo da Tradição
Comentários