Pular para o conteúdo principal

MEDICINA COMEÇA EM MARÇO DE 2015 NA UFLA

Anunciado pelo reitor José Roberto Scolforo para o segundo semestre de 2014, o curso de Medicina agora sai em março de 2015. Polêmicas envolvem construção do Hospital Escola da universidade
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) anunciou oficialmente ontem, segunda-feira, 24, que o curso de Medicina terá início em março de 2015. A carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para o curso da Ufla é de 7.824 horas. 

Os alunos ingressarão por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Conselho Universitário (Cuni) já oficializou a criação do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), que vai amparar os professores da graduação. 

O ato regulatório que oficializa a autorização do MEC para a oferta de 60 vagas anuais no curso de graduação em Medicina na Ufla foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17 de novembro de 2014. 

clique na imagem para ampliar
A coordenadora do curso de Medicina é a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, graduada bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-doutoramento nas áreas de Parasitologia e Imunoparasitologia pela Universidade de Minas Gerais (UFMG) e o professor Luciano José Pereira, chefe do DSA, possui graduação em Odontologia.

Polêmicas envolvem o hospital
O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Soares Scolforo anunciou no final da manhã do dia 12 de julho do ano passado, a criação do curso de graduação em Medicina. Na época ele foi anunciado já para o segundo semestre de 2014. Naquela data foi levantada a questão de que não haveria um hospital escola.

Já no dia 9 de dezembro do ano passado, a Direção Executiva realizou uma solenidade para anunciar a compra do antigo Hospital do Coração, que deve ser transformado em uma unidade do Hospital Escola e o prédio terá 14 pavimentos e foi adquirido por mais de R$ 3 milhões. Segundo o anúncio feito pela Ufla, a abertura do novo hospital vai ampliar em 50% a capacidade de atendimento da saúde em Lavras e em municípios vizinhos. Atualmente, a cidade é referência nos serviços de saúde  para 300 mil pessoas.

Expectativa e frustração
Segundo o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, o Hospital Universitário necessitará de um aporte ao todo de R$70 milhões, conforme reportagem publicada pelo Blog O Corvo-Veloz no dia 8 de abril de 2014. A expectativa da Diretoria Executiva da Ufla naquela época era entregá-lo funcionando até o final de 2015. 

Agora, a realidade sobre este tema também para ter mudado. A universidade mantém o silêncio, mas informações que circulam na mídia local dão conta de que o prédio adquirido a preço milionário para a sediar o tão sonhado Hospital Escola, não poderá mais ser utilizado para este fim e deverá ser transformado em apenas um ambulatório. A notícia caiu com um balde de água fria para os lavrenses.

Prédios no Campus
Ao longo de 2014, 2015 e 2016, o MEC disponibilizará vagas para a contratação de 60 professores para o curso de Medicina, além de técnicos administrativos já pactuados com a direção executiva da Universidade. Para abrigar o DSA, está prevista a construção de dois prédios, com área total de 4770 m2, próximo à Avenida Sul, na Portaria das Goiabas.

O prédio principal terá três pavimentos, com previsão para setor administrativo, salas de estudo em grupo, salas de mentoria, salas de integração, auditório, laboratórios e Centro de Simulação Realística. Em prédio anexo, serão construídos o Laboratório de Anatomia e o Laboratório de Técnica Cirúrgica.

Fique por dentro do assunto:  Scolforo anuncia curso de Medicina na Ufla









Curso de medicina na Ufla deve começar no primeiro semestre de 2015

Comentários

Anônimo disse…

COORDENADORA DA MEDICINA na UFLA
Joziana Muniz de Paiva Barçante -

DOUTORADO: Parâmetros parasitológicos, clínicos e imunológicos de CÃES

MESTRADO: Avaliação de parâmetros imunológicos na angiostrongilose CANINA,

Especialização em Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. (Carga Horária: 180h).

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...