quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PORTARIA DA UFLA PERMITE ELIMINAR DISCIPLINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COM NOTA DO ENEM

Ato da Federal de Lavras permitiu que no primeiro período letivo deste ano, estudante pudesse eliminar as disciplinas de Leitura e Produção de Texto e Introdução à Filosofia, utilizando a nota obtida no Enem
As duas principais deficiências de muitos calouros que ingressam nas universidades brasileiras são a interpretação de textos e a comunicação escrita. Estes dois pontos são uma unanimidade entre os professores universitários. Um bom português e uma boa redação tornam tudo mais fácil na vida acadêmica. Os recém-universitários brasileiros têm muita dificuldade para escrever uma redação com coerência e clareza. Ao ingressar no Ensino Superior, a maioria dos alunos apresenta dificuldades na prática de leitura e produção de textos acadêmicos. 

Na defesa de uma causa, tese, ou uma verdade, o estudante vai ter uma boa argumentação se dominar bem o português e a redação, bem como interpretar um texto. Estas competências deveriam ter sido adquiridas na escola. A diferença básica entre o ensino médio e a universidade é que o discente universitário tem que colocar em prática o conteúdo que foi ensinado no ensino médio. 

No entanto, a língua portuguesa, nem sempre, foi ensinada da melhor maneira possível. O bom ensino da língua teria que possibilitar a autonomia ao estudante, para que ele, agora, na universidade, saiba unir o conteúdo de todas disciplinas e possa elaborar um texto bem elaborado em sintática e semântica.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) publicou em maio deste ano, a Portaria PRG nº 66/2014, que regulamenta a utilização de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para aproveitamento de créditos das disciplinas de Leitura e Produção de Textos (GCH101 ), Leitura e Produção de Textos I (GCH199) e Introdução à Filosofia (GCH102).

A questão foi levantada na reunião do Conselho de Graduação do dia 23 de abril deste ano, segundo informações constantes da ata obtida com exclusividade pelo Blog O Corvo-Veloz junto a fontes ligadas ao alto escalão da Universidade Federal de Lavras.


Esta regra se aplica às solicitações feitas no primeiro período letivo de 2014, conforme as datas previstas na Portaria, e segundo a mesma, pode ser renovada, a critério da PRG, por mais um período letivo. No caso das disciplinas de Leitura e Produção de Textos e Leitura e Produção de Textos I, o estudante deverá ter obtido nota mínima de 600 na redação do ENEM para que sua solicitação seja deferida. 

Já para a disciplina de Introdução à Filosofia, o estudante deverá ter obtido nota mínima de 500 na Prova de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM para que sua solicitação seja deferida.



Situação das licenciaturas
No dia 25 de março de 2013, a Universidade Federal de Lavras publicou a Resolução 037/2013, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) que modificava de semestral para anual o regime de ingresso de estudantes aos cursos de Licenciatura em Física, Matemática e em Filosofia, mantendo-se o regime curricular semestral.

Dois meses depois, na 10º Reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, realizada em 5 de junho de 2013, os conselheiros indeferiram a solicitação dos professores do curso de Física que pediam a revogação da Resolução CEPE 037/2013. Todos estes cursos são ofertados no período noturno na universidade. As licenciaturas em Física e Matemática voltaram posteriormente a ter entrada semestral, mas o curso de Filosofia foi mantida com regime de entrada anual conforme a alteração feita pela Resolução CEPE/UFLA nº 37/2013.

Reuni na Ufla
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), implantado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio do Decreto nº 6096 de 24 de abril de 2007, teve como um de seus principais objetivos o aumento da oferta de vagas nos cursos noturnos, principalmente para as licenciaturas, dada a falta de professores do Ensino Médio de química, física, matemática e biologia, a promoção de inovações pedagógicas e o combate à evasão, entre outras metas que têm o propósito de diminuir as desigualdades sociais no país, itens constantes em seu Artigo 2º (caput 1, 5 e 6).

Entre 2007 e 2008, a Universidade Federal de Lavras abriu quatro cursos noturnos: licenciaturas em física, matemática, educação física e sistemas de informação; em 2010 teve início os cursos de licenciatura em filosofia e o bacharelado em direito. 


8 comentários:

Anônimo disse...

ATA da UFLA mostra o professor que propôs o uso da nota do ENEM: "C) Prof Luiz Marcos propôs que seja regulamentado que os estudantes possam utilizar a nota do ENEM em Ciências Humanas e suas tecnologias para aproveitamento da disciplina GCH102."
ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO DO DIA 23/04/2014 – FL 1
Ata

Anônimo disse...

Uma pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, com mais de 6 mil estudantes em todo país, mostrou que 40% deles são reprovados em uma entrevista de emprego porque apresentam erros de português tanto na hora da fala quanto na hora da escrita.
http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/05/falar-corretamente-e-arma-para-conseguir-emprego-em-marilia-sp.html

Anônimo disse...

as empresas atualmente buscam profissionais com boa qualidade de comunicação para evitar problemas gerados por ruídos. Segundo ela, o nível de exigência aumenta de acordo com o cargo a ser ocupado.

http://noticias.r7.com/economia/bom-portugues-pode-ser-decisivo-durante-selecao-de-emprego-14042014

Anônimo disse...

gafe intelectual imperdoável.

Anônimo disse...

Preferir nota do ENEM a disciplina de português do curso superior desvaloriza o português e a memória dos grandes escritores: Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Castro Alves, Cecília Meireles ...

Anônimo disse...

isso mostra a desvalorização das licenciaturas em letras e filosofia na UFLA

Anônimo disse...

Política educacional da UFLA que não oferece o melhor aos estudantes

Anônimo disse...

Empresas buscam excelência dos executivos.