Pular para o conteúdo principal

SEMANA DO AUDIOVISUAL


Pela 2° vez consecutiva, Alfenas, no Sul de Minas, participa da "Semana do Audiovisual - SEDA", festival com uma programação variada que envolve mostras de cinema, apresentações musicais, exposições poéticas visuais, oficinas de formação para crianças que estudam em ONG's e associações filantrópicas, com destaque para o Compacto Cine, que acontece hoje, terça-feira, 2, às 17h, no auditório Doutor João Leão de Faria da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

O evento, organizado pelos alunos do curso de Letras da UNIFAL-MG, em parceria o Cineclube e a Semana da Cultura Hispânica, contará com exibição de filmes da cultura hispano e latino-americana, e também mostra de algumas produções do cinema regional.

Na programação, estão previstas, homenagens a Charles Chaplin e Gabriel Garcia Márquez, a Mostra de Curtas e Documentários de Cine Independente, e ainda, a exibição de "O Cão Andaluz e a Idade do Ouro", de Luis Buñel e Salvador Dalí.

Esta é a 8ª edição da SEDA, que acontece em 200 cidades no Brasil, mais América Latina, Europa e África. Sendo produzida de forma colaborativa, tem por objetivo trazer uma mudança significativa no cenário audiovisual, por meio da circulação, produção e distribuição independente. Atualmente o festival transborda o que seria um modo de se fazer cinema mais clássico e se conecta a mídias livres, multiplataformas e o cenário urbano.

A ação na universidade tem o apoio do DCE Levantando a Base e do DF5 - distribuidora audiovisual que realiza ações de articulação dentro da difusão audiovisual no país, expandindo a relação com a rede de cineclubes, planejando a ocupação deles por meio da parceria com CNC, CINEMais, ABDS, Pontos de Cultura e o Fora do Eixo que é uma rede de trabalhos colaborativos formada por mais de 200 coletivos em 27 estados brasileiros (+DF) e 30 países, pautada por uma Economia Coletiva.
com Leandro de Souza e assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.