Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL ANUNCIA A CRIAÇÃO DOS FÓRUNS REGIONAIS DE GOVERNO


O governador Fernando Pimentel (PT) anunciou ao participar do 32º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, a criação dos Fóruns Regionais de Governo. O anúncio marca a confirmação do compromisso de realizar um governo com participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. 

A assinatura do decreto que irá oficializar a criação dos Fóruns está prevista para acontecer esta semana.

Pimentel, que participou da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), afirmou que a parceria do Governo do Estado com as prefeituras é fundamental para garantir o desenvolvimento de Minas Gerais e a prestação de bons serviços à população.

“Vamos começar a discutir com os personagens de cada região, como os prefeitos e os agentes públicos, ouvir as dificuldades e incluir no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no orçamento do ano que vem. É um governo pé no chão. É o que Minas precisa”, declarou.

O governador garantiu ainda que, apesar de todas as dificuldades encontradas pela nova gestão, Minas não irá parar de crescer. Segundo ele, uma das prioridades será a retomada de todas as obras que estão paralisadas no estado e o pagamento dos débitos com as empresas deixadas pelo governo anterior. “Não é possível perder o que já foi começado”, ressaltou.

“Não há outra opção senão trabalhar. Com esforço, trabalho, humildade e ouvindo nossos parceiros, faremos Minas andar para frente. Vamos fazer um governo de todos e para todos”, finalizou Pimentel.

Participação popular
Os Fóruns Regionais de Governo serão conduzidos pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), com o apoio institucional de todos os demais órgãos da administração direta e indireta.

A população de cada território será convidada a participar de encontros que irão contribuir para subsidiar o planejamento e as ações de governo. A estrutura mínima dos Fóruns contempla representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil também participam do colegiado.

Ao todo, serão 17 “Territórios de Desenvolvimento”, divididos pelas regiões: Noroeste, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...