Em Lavras, partido pode sofrer uma baixa significativa em seus quadros
![]() |
Prefeito de Três Corações se filiou ao PMDB |
O prefeito de Três Corações, no Sul de Minas, Cláudio Pereira, se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB. Cláudio foi eleito em 2012 com 52,06% dos votos pelo Partido Social Liberal, o PSL.
Com a ida de Cláudio Pereira para o PMDB, o prefeito se aproximou mais ainda do Governo do Estado. O governador Fernando Pimentel é do PT e o vice Antônio Andrade é do PMDB. O prefeito apoiou a reeleição do deputado federal Odair Cunha (PT), hoje secretário de Estado de Governo (Segov). Odair mantém cargos na administração tricordiana.
Outro prefeito que se filiou ao PMDB foi Silas Costa Pereira, de Lavras, também no Sul de Minas. Ele deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), após romper politicamente com a sua principal aliada, a ex-prefeita Jussara Menicucci. O vice-prefeito da cidade, Clóvis Correa também é do PMDB.
Apesar de agora ser peemedebista, Silas, bem como seu grupo político, atuaram e defenderam efetivamente as eleições dos candidatos derrotados ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB) e a Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), respectivamente contra Fernando Pimentel e Dilma Rousseff.
Baixa
Apesar de hoje possuir o cargo de prefeito, vice-prefeito, a Secretária Municipal de Assuntos Rurais e dois vereadores na cidade, o PMDB de Lavras pode sofrer uma baixa significativa em seus quadros. O ex-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pode deixar a legenda, é o que garantem fontes ligadas ao ex-dirigente.
Nazareno seu filiou ao PMDB em outubro de 2011, há poucos dias do encerramento do prazo para filiações e trocas partidárias. Naquela ocasião, ele já estava encerrando seu segundo mandato como reitor da instituição e era assediado também pelo Partido dos Trabalhadores e pelo PSDB. O nome dele chegou a ser muito cotado para disputar a Prefeitura de Lavras.
Os pretensos candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais de 2016 tem atê o início de outubro para se filiar ou mudar de partido. Não sabe ainda se o ex-reitor vai se filiar em outra legenda, mas segundo as mesmas fontes, ele estaria sendo muito cortejado novamente por vários partidos.
Comentários