quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FAIRTRADE ESTARÁ EM PAUTA DURANTE A SIC

A iniciativa valoriza o pequeno produtor, concede condições que favorecem a qualidade de vida e auxilia no crescimento da comunidade local



Produzir com qualidade e com padrões sociais, econômicos e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas é um dos principais pilares do Fairtrade, ou Comércio Justo. 

O tema será abordado no II Fórum das Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade do Brasil, durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

A iniciativa, organizada pela Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil, busca fortalecer e fomentar o Comércio Justo do Brasil e Internacional, promovendo uma troca de experiência entre os participantes. 

Durante o encontro, serão apresentadas as instituições e órgãos de representação dos produtores Fairtrade do Brasil. 

O grande objetivo é desburocratizar o comércio e diminuir o número de intermediários entre produtores e consumidores finais, além de garantir os direitos para pequenos produtores e trabalhadores.

De acordo com a analista de Mercados e Relações Internacionais do Sebrae Minas, Raquel Brasil, os produtos do Comércio Justo são considerados de alta qualidade. 

“Eles são diferenciados e possuem outros atributos, como, por exemplo, a produção de maneira sustentável, igualdade de gêneros, garantia de que não há trabalho infantil e escravo e, claro, a prática do preço justo”, afirma. Para atestar a qualidade dos produtos, existe a certificação Fairtrade, que reconhece e ajuda o produtor a desenvolver suas atividades em âmbito econômico, social e ambiental. 

“As associações ou cooperativas com o selo se tornam mais preparadas para concorrer com o mercado internacional”, complementa Raquel.

Sebrae Fairtrade
Durante a Semana Internacional do Café, o Sebrae amplia o diálogo e a troca de experiências sobre o Comércio Justo por meio de um espaço destinado à exposição de cafés verdes certificados Fairtrade, além do grão processado, pronto para o consumo. 

Os visitantes vão poder provar os cafés e ter contato com os produtores, entendendo melhor o que está por trás da demanda do mercado internacional por esse tipo de produto.

O Sebrae também vai promover o acesso dos pequenos produtores certificados em Fairtrade a novos mercados, por meio do I Encontro de Negócios Nacional e do I Internacional Business Meeting. Este último reunirá 12 compradores e jornalistas europeus, vindos da Suíça, Reino Unido, Turquia, França, Itália, Alemanha e Holanda, além de um comprador da China. 

O encontro de negócios nacional será no dia 24, às 15h, enquanto o encontro internacional será no dia 26h, às 14h30. Ambos serão realizados no estande Sebrae Comércio Justo.

Minas Gerais será representada por cerca de 15 organizações produtoras, certificadas em Fairtrade. “O evento é uma ótima oportunidade para estreitar laços e promover o acesso direto entre compradores e produtores, além de trocar experiências e percepções sobre o mercado de café”, completa Raquel Brasil. 

Quem visitar a SIC também terá a oportunidade de conhecer os cafés Fairtrade nas salas de cupping dedicadas exclusivamente a esses produtos. A entrada é gratuita para profissionais do segmento.

Experiência
O presidente da Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (MG), André Luiz Reis, conta que, no início do cultivo de café, diante das dificuldades de acompanhamento agronômico e de comercialização, surgiu a ideia de criar a Associação Comunitária dos Costas – hoje Cooperativa dos Produtores de Café Especial – para fortalecimento e busca de novas oportunidades. 

“Na época, decidi buscar o selo Fairtrade, que é a única certificação voltada para a valorização do pequeno produtor, dando condições de desenvolvimento da nossa atividade. Além disso, a certificação também é uma forma de agregar qualidade de vida e crescimento da comunidade local”, destaca.

Desde a certificação, Reis faz várias trips to origin (viagem à origem) com compradores de todo o mundo, para que eles possam conhecer a produção e a qualidade do produto, colocando Boa Esperança como grande produtora de cafés sustentáveis. 

“Hoje, fornecemos nosso café para pequenas e grandes cafeterias e redes de supermercados de países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Alemanha. Isso é, sem dúvida, uma grande conquista para cada produtor que faz parte da Cooperativa”, detalha.  

Reis já foi convidado para participar do projeto Geo Fairtrade (financiado pela União Europeia), apresentar a Cooperativa na Liverpol Hope University (Inglaterra), presidir a BRFair (Associação dos Produtores Fairtrade do Brasil) e representar os produtores de Comércio Justo do Brasil na rede de produtores de café da América Latina e Caribe (Clac). A Cooperativa também já participou de várias feiras internacionais e nacionais.

Semana Internacional do Café
Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. 

Sediada em Belo Horizonte - Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC conta também com Patrocinadores Diamante Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB; Patrocinador Prata Sicoob Sistema Crediminas e Patrocinador Bronze Jacto.
com Gisiane Alves - da assessoria

Nenhum comentário: