quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CONQUISTAS HISTÓRICAS

Universidade Federal de Lavras vai disponibilizar mais um ônibus articulado, ampliação do Restaurante Universitário, além de atender demanda histórica dos estudantes dos cursos noturnos

Instituição contará com dois ônibus articulados

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) prepara um pacote de medidas que visam atender demandas históricas da comunidade acadêmica, principalmente dos estudantes da graduação dos períodos diurno e noturno. 

Um dos principais pontos estão ligados diretamente a infraestrutura e prestação de serviços. Desde o mês de julho do ano passado, a comunidade universitária conta um o ônibus articulado, apelidado de “mamute”. O veículo circula no campus da UFLA, fazendo os trajetos da Portaria Principal até o Departamento de Ciências Exatas (DEX) e até o Departamento de Zootecnia (DZO). 

O serviço é gratuito e toda a comunidade universitária, entre professores, estudantes e técnicos administrativos, podem usufruir do transporte. O modelo do ônibus articulado é um Viale BRT da empresa Marcopolo, com capacidade para 60 pessoas sentadas e mais de 50 de pé. Mede cerca de 19 metros de comprimento e 2,5 metros de largura.

Apesar da implantação do "mamute", visto que o ônibus anterior era pequeno, ainda continua grande a demanda por transporte interno na área do campus universitário. 

A direção da instituição irá colocar mais um segundo ônibus articulado à disposição da comunidade em horário constante. Com isso, o objetivo é desafogar a crescente demanda, em virtude da abertura de novos cursos de graduação. 

Outra demanda histórica da comunidade acadêmica, diz respeito ao Restaurante Universitário (RU). A atual estrutura não vem comportando o grande número de usuários diários do serviço. Inicialmente, quando de sua construção, o atual o RU foi planejado para funcionar em dois pavimentos. 

Atualmente, a estrutura do andar térreo é utilizada para outros fins. A direção da instituição já definiu que o Restaurante Universitário passará a funcionar também no andar térreo, com entrada independente e ampliação da cozinha. A medida vai facilitar a organização das filas, dando mais agilidade na prestação do serviço e maior comodidade a comunidade acadêmica.

Diariamente, são servidos almoço e jantar no RU, a preços subsidiados de R$1,00 para estudantes de baixa renda e R$ 2,00 para os demais estudantes, preços praticados desde 1998, sem reajuste no período. Além disso, o Restaurante Universitário terá funcionamento contínuo, incluindo o período de férias. A medida já vale a partir das próximas férias letivas.

Ainda em relação ao restaurante, a direção já está se mobilizando para a tão sonhada prestação do serviço de café da manhã, reivindicação histórica da comunidade. Em virtude do momento de crise econômica, o serviço deverá ter início no primeiro semestre letivo de 2017.

De acordo com nutricionistas, além de ser a refeição número um do dia, o café da manhã representa de 20 a 25% das calorias diárias. Por isso fazer esta refeição ajuda a não sobrecarregar nenhuma das outras refeições. 

Os especialistas ressaltam também que tomar o café da manhã á energia para enfrentar a jornada diária, garantir o equilíbrio do organismo, limitando a compulsão a alimentos ricos em gordura e açúcar. Para estudantes, a refeição tem um valor estratégico. 

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta que os jovens que tomam café da manhã apresentam maior rendimento acadêmico, além de serem mais rápidos e hábeis na hora de resolver problemas.

Outros estudos já haviam provado, também, que um bom café da manhã é capaz de melhorar as qualificações dos estudantes nos exames e provas. Os estudantes que tomam o café da manhã geralmente ingerem mais nutrientes básicos do que aqueles que não comem nada na parte da manhã, garantem os especialistas.

Cursos noturnos
Desde que foi promovida a Reforma Universitária por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFLA experimentou um período de amplo crescimento de sua estrutura física e a criação de novos cursos de graduação, muitos deles no período noturno. 

Desde a criação dos cursos noturnos, os estudantes ficaram com uma grande demanda reprimida em relação ao funcionamento dos serviços acadêmicos básicos. Surgida de uma proposta apresentada pelos próprios estudantes, a direção determinou a mobilização de esforços para criação imediata do Centro de Referência ao Estudante, na área central do campus. 

Inicialmente o serviço funcionará em uma tenda, com funcionamento das 07h às 23h. Ele vai contar com a presença de funcionários das várias Pró-Reitorias envolvidas no atendimento de demandas que envolvam assuntos de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e administrativa. 

Escola Técnica Federal
No início do segundo semestre deste ano foi anunciada a criação de um campus avançado do IFSULDEMINAS em parceria com a UFLA, que funcionará no prédio do antigo Hospital do Coração, hoje de propriedade da instituição.

A ideia é com modelo inovador de integração, iniciando as atividades ainda em 2015, oferecer uma alternativa para a formação de jovens que optam pela educação profissional. Serão ofertados seis cursos integrados e concomitantes (Ensino Médio com formação profissional), com ênfase em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 

A proposta adota uma metodologia de ensino orientada por projetos interdisciplinares, centrando-se em uma aprendizagem baseada na resolução de problemas. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e quando for formalizada a parceria com o IFSULDEMINAS, deverá ser apresentado aos Conselhos Superiores da instituição.

A direção já se comprometeu que no mínimo, 50% das vagas da Escola Técnica Federal sejam ofertadas a estudantes com vulnerabilidade econômica, afrodescendentes, indígenas e deficientes físicos. Além da escola técnica, a partir de 2016 será ofertado o ensino infantil na Universidade Federal de Lavras.

A implantação de um Colégio de Aplicação na instituição foi discutida na década de 90, mas naquela ocasião a comunidade optou pelo recebimento do vale creche. Recentemente a UFLA obter vagas de docentes, que já estão aprovados em concurso, para iniciar o ensino infantil.

Serão ofertadas duas turmas de ensino infantil. Uma atenderá crianças de 2 e 3 anos e a outra será destinada para crianças entre 3 e 4 anos. Haverá ainda a possibilidade de acesso também para os filhos de estudantes da instituição. 

Nenhum comentário: