Pular para o conteúdo principal

LIBERA MEU XIXI: BANHEIROS DA UFJF ESTÃO LIVRES PARA OS TODOS OS GÊNEROS

UFJF lança campanha em prol do respeito à diversidade e contra transfobia

Carolina Bezerra e Marcos Chein deram pontapé inicial à campanha “Libera meu xixi” 

“Aqui você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica”. Essa é a frase que começa a ser estampada nos banheiros da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde ontem, quarta-feira, 25. 

A iniciativa, que irá se espalhar pelos banheiros de todo o campus integra a campanha Libera meu xixi, voltada ao combate da transfobia em espaços públicos. Inicialmente os adesivos serão colados nas entradas dos banheiros de toda a Reitoria, mas o objetivo é que as unidades também façam a adesão ao projeto.

Segundo o Vice-reitor no exercício da reitoria, Marcos Chein, “com a iniciativa, a UFJF atende as demandas do movimento estudantil e abraça a causa, acolhendo e respeitando todas e todos os estudantes, independentemente de questões de gênero e quaisquer outras diferenças”. 

Ele destaca que a recente criação da Diretoria de Ações Afirmativas reforça a preocupação da Administração em combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Para a diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Carolina dos Santos Bezerra, a adoção da medida é reflexo do respeito da instituição à diversidade e aos diferentes modos de ser e estar no mundo. 

“O principal objetivo é criar dentro da Universidade um ambiente que aceite, acolha e respeite as várias orientações, e as formas que as pessoas são e se enxergam no mundo”. Carolina ressalta que esta é uma vitória que, além de tudo, ainda contempla as demandas da classe estudantil.

A ideia do projeto surgiu em São Paulo, após os idealizadores, Carol Ferrare, Thiago Ferrare e Gabriela Alves, presenciarem uma situação bastante constrangedora em uma festa, na qual um segurança impediu uma mulher transexual de usar o banheiro feminino. 

Desde então, a página no Facebook Libera meu xixi, destinada ao movimento, vem ganhando mais visibilidade e ampliando a discussão em torno do assunto.

Em março deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou resolução número 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais, que recomenda o uso de banheiro e uniforme escolar de acordo com a identidade de gênero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/