Pular para o conteúdo principal

7 PRAÇAS REPAGINADO


Durante toda esta semana, quem passar por alguma praça são-joanense poderá deparar-se com um cenário diferente do visto diariamente. As praças de São João del-Rei, nas Vertentes, vão receber o 7 Praças em Performance, que promove atividades ligadas às sete formas de arte. 

O evento é continuação do 7 Praças em São João, que aconteceu em novembro e passou por algumas reformulações em função da experiência da primeira ação. 

Os cenários escolhidos são as praças Doutor Salathiel, Senhor dos Montes, da Estação, Embaixador Gastão da Cunha/Pelourinho, do Carmo e Bom Senhor do Matosinhos. As intervenções artísticas acontecem entre 12h e 18h.

O ápice é no dia 6, domingo, quando, a partir das 14h30, acontece a realização de oficinas e workshops de artes e uma feira comunitária de trocas de mudas, sementes e produtos orgânicos, comestíveis ou medicinais, produzidos em hortas caseiras pelos moradores do entorno da praça escolhida - no caso, a Santa Terezinha, no Matosinhos. 

Às 15h, da ponte localizada na rua Doutor Oscar da Cunha, ao lado da rodoviária nova, parte a caravana performática “Mudanças climáticas: somos todos retirantes”, em direção à praça - e o público pode participar, utilizando qualquer meio de transporte sustentável do ponto de vista ambiental.

Durante as performances da semana, haverá homenagens às vítimas do rompimento da barragem e Bento Rodrigues, além de bate-papo sobre meio ambiente e clima, conduzida pelo engenheiro Florestal Reginaldo Alves.

As ações são promovidas pelo Laboratório de Ecopoéticas do GTRANS, Grupo Transdisciplinar de Pesquisas em Artes, Culturas e Sustentabilidade do curso de Teatro da UFSJ. Na primeira edição do evento, a TV UFSJ esteve lá. Confira aqui. 

Atenção às questões ambientais
“7 Praças em...” é uma ação artivista-performativa do Laboratório do Ecopoéticas, que está sendo desenvolvido pelo professor Adilson Siqueira, do curso de Teatro da UFSJ, em seu pós-doutorado na UNIRIO. 

O evento tem como intuito chamar a atenção da população para a Conferência Sobre Mudança Climática (COP 21), que está ocorrendo em Paris desde o dia 30 de novembro e vai até 11 de dezembro. 

Em São João, a ideia é ocupar as praças com ações performativas de modo a sensibilizar a população quanto ao uso do espaço público e promover a apropriação desse espaço pelos moradores do entorno das localidades onde as performances ocorrem.

As atividades também são parte da Ação Teatral sobre Mudança Climática (Climate Change Theatre Action), uma iniciativa conjunta entre NoPassport, The Arctic Cycle e Theatre Without Borders que está promovendo a ARTCOP21, reunindo cerca de 500 eventos e performances em mais de 50 países. 

O objetivo é chamar a atenção e fomentar a discussão em torno das alterações climáticas durante os meses de novembro e dezembro de 2015 que estará em pauta na COP21. 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.