Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÃO NA UFJF: LISTA TRÍPLICE PARA NOVO REITOR SERÁ DEFINIDA EM FEVEREIRO DE 2016

Pulou fora: Júlio Chebli já sinalizava intensão de deixar o cargo, fato concretizado no dia 16 de novembro, com apenas 14 meses de gestão

A reunião do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que vai definir a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação do novo reitor será realizada entre os dias 2 e 3 de fevereiro de 2016. 

A data foi aprovada no último dia 10, pelo Consu após a confirmação, por meio de parecer da Procuradoria Federal junto à UFJF, de que a instituição tem prazo de 60 dias para o envio da lista, a contar da data da publicação da vacância do cargo de reitor pelo Diário Oficial da União (o que ocorreu no último dia 9 de dezembro).

As entidades representativas dos três segmentos que compõem a comunidade universitária (docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes) realizarão processo de consulta pelo voto paritário, a partir da inscrição de chapas com candidatos a reitor e vice-reitor. 

As regras e o calendário da consulta serão definidas por Comissão Eleitoral constituída por representantes das entidades.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem vivido momentos turbulentos devido a um modelo administrativo malsucedido, agravado com os cortes de repasses do Governo Federal para a área da educação. 

Na manhã do dia 16 de novembro, a crise administrativa e orçamentária que assola a Universidade Federal de Juiz de Fora ganhou mais um capítulo. O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Júlio Maria Chebli, apresentou a carta de renúncia ao membros do Consu e à comunidade acadêmica.

Na carta de renúncia, Júlio Maria Chebli alegou que sua saída teria sido motivada por problemas de saúde, os quais, segundo ele, estaria afetando o desempenho do seu trabalho à frente da Reitoria. 

Chebli ficou no cargo por apenas 14 meses. De acordo com dirigentes de instituições federais de ensino, Júlio Chebli já havia manifestado desde o início do ano interesse em deixar o cargo, mas ninguém esperava que o fato fosse se concretizar. Chebli deixou o cargo com um enorme desgaste. 

Júlio Chebli foi eleito com 59,1% dos votos válidos em junho de 2014. Ele era diretor da Faculdade de Medicina e venceu a disputa tendo como vice-reitor o professor da Faculdade de Direito, Marcos Chein.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...