Pular para o conteúdo principal

PERSPECTIVA: MENINO DE SALTO ALTO E A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS SOCIAIS


Talvez aquela educação na infância baseada em “isso é coisa de menino/isso é coisa de menina” tenha papel fundamental para explicar a onda de intolerância à diversidade sexual que alguns veem na TV e outros sentem na pele. 

A maneira como nos vestimos, a maneira como vemos as pessoas, muito se deve a essa educação que se recebe na infância. 

Pensando nessa desconstrução social, a aluna Priscila Natany, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), e Weverton Andrade, graduado em Teatro pela instituição, criaram a Menino de Salto Alto, em São João del-Rei e Juiz de Fora. 

O resultado é um registro fotográfico que está em exposição na mostra Diversa, no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.

O objetivo da performance que deu origem a este trabalho é evidenciar o corpo masculino em roupas femininas. 

A inspiração surgiu de notícias sobre atos de violência contra indivíduos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (LGBT’S). 

Em defesa da relevância do projeto, Weverton declara que as roupas não definem caráter, não definem sexualidade. Muito menos uma palavra pode definir a totalidade de um indivíduo.

Menino de Salto Alto, que é acima de tudo um caminho para um exercício de reflexão para a sociedade, fica exposto até o dia 13 de dezembro. 

De 2016 a 2018, o trabalho circula por algumas cidades do interior do estado de São Paulo.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.