Pular para o conteúdo principal

PERSPECTIVA: MENINO DE SALTO ALTO E A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS SOCIAIS


Talvez aquela educação na infância baseada em “isso é coisa de menino/isso é coisa de menina” tenha papel fundamental para explicar a onda de intolerância à diversidade sexual que alguns veem na TV e outros sentem na pele. 

A maneira como nos vestimos, a maneira como vemos as pessoas, muito se deve a essa educação que se recebe na infância. 

Pensando nessa desconstrução social, a aluna Priscila Natany, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), e Weverton Andrade, graduado em Teatro pela instituição, criaram a Menino de Salto Alto, em São João del-Rei e Juiz de Fora. 

O resultado é um registro fotográfico que está em exposição na mostra Diversa, no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.

O objetivo da performance que deu origem a este trabalho é evidenciar o corpo masculino em roupas femininas. 

A inspiração surgiu de notícias sobre atos de violência contra indivíduos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (LGBT’S). 

Em defesa da relevância do projeto, Weverton declara que as roupas não definem caráter, não definem sexualidade. Muito menos uma palavra pode definir a totalidade de um indivíduo.

Menino de Salto Alto, que é acima de tudo um caminho para um exercício de reflexão para a sociedade, fica exposto até o dia 13 de dezembro. 

De 2016 a 2018, o trabalho circula por algumas cidades do interior do estado de São Paulo.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...