Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES USAM A CRIATIVIDADE PARA ATRAIR ATENÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Com o objetivo de motivar crianças e adolescentes, docentes da rede estadual investem em didática diferente para tornar o aprendizado mais atraente

Português e sensibilidade: estudantes escrevem cartas para idosos de uma casa de repouso

Parece uma sala de aula comum, mas os alunos usam faixas amarelas nas cabeças e são tripulantes de um navio. O professor, por sua vez, usa um chapéu e tem os trejeitos e a voz de um capitão. Cada aula é uma aventura específica, e as tarefas dos alunos são missões. Esse é o cotidiano na sala de aula do quinto ano da Escola Estadual Licas de Lima, em Nepomuceno, no Sul de Minas.

Os 31 alunos da turma do navio amarelo - como foi batizada pelo professor regente Rodrigo César Reis - nem parecem os mesmos do início do ano. 

“Eles tinham dificuldade de aprendizagem e eram muito desmotivados. Depois que criei o projeto, a frequência e a nota aumentaram, e principalmente a confiança e motivação dos alunos”, conta. 

Rodrigo, que é formado em teatro, aproveita a desenvoltura para interpretar o personagem. E a turma entra no clima.

Na Escola Estadual Hilton Rocha, em Belo Horizonte, a professora de português Rosângela Pimenta queria melhorar a escrita dos alunos e incentivá-los a serem mais sensíveis ao outro. Daí surgiu o projeto Escrevendo Cartas. 

Em um primeiro momento, as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio trocaram cartas com os próprios funcionários da escola. 

Na segunda parte do projeto, os estudantes escreveram cartas com mensagens positivas de amor, esperança e também natalinas e entregaram, pessoalmente, a 22 idosos de uma casa de repouso na cidade. 

Sem bicho de sete cabeças
“Tudo que meus alunos precisavam fazer que envolvesse matemática eles desistiam”, conta a professora Rosângela Galatti Reis, da Escola Estadual Bueno Brandão, em Uberlândia, no Triângulo. Para mudar este quadro, ela resolveu montar um laboratório de informática em uma sala que estava vaga na escola.

No local, foram espalhados diversos jogos que ensinam o conteúdo de forma lúdica e contribuem para a formação de raciocínio lógico. As carteiras ficam dispostas em grupos de quatro, incentivando o trabalho coletivo, e além de dois quadros brancos – um deles quadriculado, ideal para o desenho de gráficos -, o aluno tem todo o material necessário à sua disposição na sala.

Projetos inovadores
A partir do ano que vem, a Secretaria de Estado de Educação vai destinar recursos para as escolas mineiras desenvolverem projetos pedagógicos inovadores e que promovam a educação integral, por meio do envolvimento de toda a comunidade escolar.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da secretaria, Adelson França Junior, a ideia surgiu a partir das conversas realizadas na Virada Educação Minas Gerais, movimento lançado este ano pela SEE. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/