Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES USAM A CRIATIVIDADE PARA ATRAIR ATENÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Com o objetivo de motivar crianças e adolescentes, docentes da rede estadual investem em didática diferente para tornar o aprendizado mais atraente

Português e sensibilidade: estudantes escrevem cartas para idosos de uma casa de repouso

Parece uma sala de aula comum, mas os alunos usam faixas amarelas nas cabeças e são tripulantes de um navio. O professor, por sua vez, usa um chapéu e tem os trejeitos e a voz de um capitão. Cada aula é uma aventura específica, e as tarefas dos alunos são missões. Esse é o cotidiano na sala de aula do quinto ano da Escola Estadual Licas de Lima, em Nepomuceno, no Sul de Minas.

Os 31 alunos da turma do navio amarelo - como foi batizada pelo professor regente Rodrigo César Reis - nem parecem os mesmos do início do ano. 

“Eles tinham dificuldade de aprendizagem e eram muito desmotivados. Depois que criei o projeto, a frequência e a nota aumentaram, e principalmente a confiança e motivação dos alunos”, conta. 

Rodrigo, que é formado em teatro, aproveita a desenvoltura para interpretar o personagem. E a turma entra no clima.

Na Escola Estadual Hilton Rocha, em Belo Horizonte, a professora de português Rosângela Pimenta queria melhorar a escrita dos alunos e incentivá-los a serem mais sensíveis ao outro. Daí surgiu o projeto Escrevendo Cartas. 

Em um primeiro momento, as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio trocaram cartas com os próprios funcionários da escola. 

Na segunda parte do projeto, os estudantes escreveram cartas com mensagens positivas de amor, esperança e também natalinas e entregaram, pessoalmente, a 22 idosos de uma casa de repouso na cidade. 

Sem bicho de sete cabeças
“Tudo que meus alunos precisavam fazer que envolvesse matemática eles desistiam”, conta a professora Rosângela Galatti Reis, da Escola Estadual Bueno Brandão, em Uberlândia, no Triângulo. Para mudar este quadro, ela resolveu montar um laboratório de informática em uma sala que estava vaga na escola.

No local, foram espalhados diversos jogos que ensinam o conteúdo de forma lúdica e contribuem para a formação de raciocínio lógico. As carteiras ficam dispostas em grupos de quatro, incentivando o trabalho coletivo, e além de dois quadros brancos – um deles quadriculado, ideal para o desenho de gráficos -, o aluno tem todo o material necessário à sua disposição na sala.

Projetos inovadores
A partir do ano que vem, a Secretaria de Estado de Educação vai destinar recursos para as escolas mineiras desenvolverem projetos pedagógicos inovadores e que promovam a educação integral, por meio do envolvimento de toda a comunidade escolar.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da secretaria, Adelson França Junior, a ideia surgiu a partir das conversas realizadas na Virada Educação Minas Gerais, movimento lançado este ano pela SEE. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.