segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ELEIÇÃO NA UFJF TERÁ SEGUNDO TURNO

Na última quarta e quinta-feira, 20 e 21, a comunidade acadêmica formada por alunos, professores e técnico-administrativos foi às urnas para escolha dos candidatos ao cargo de reitor e vice da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

O processo de consulta ocorreu nos campi da instituição em Juiz de Fora, na Zona da Mata e Governador Valadares, no Leste de Minas. 

Como nenhuma das três chapas atingiu, em primeiro turno, mais de 50% do total de votos e mais de 30% dos votos de cada segmento (professores, técnico-administrativos e estudantes), será feita nova consulta, em segundo turno. 

O resultado divulgado pela Comissão Eleitoral aponta que a comunidade acadêmica poderá escolher entre as chapas 1, na qual concorrem Marcus David e Girlene Alves da Silva para reitor e vice-reitor, respectivamente; e a 3, disputada por Dimas Augusto Carvalho de Araújo para reitor e Hélio Antônio da Silva para vice. 

A outra chapa concorrente e que ficou de fora do segundo turno, denominada chapa 2, era composta por Rubens de Oliveira e Leonardo de Oliveira Carneiro, respectivamente candidatos a reitor e vice-reitor.

No primeiro turno, a Comissão Eleitoral da UFJF contabilizou 9.951 votos. Foram 81 em branco e 149 nulos. De 22.374 alunos, 7.384 votaram; de 1.739 professores, 1.386 votaram; e de 1.621 técnico-administrativos, 1.181 votaram.

De acordo com a comissão, na seção de votação de número 40 não foi computada ainda neste resultado por impossibilidade de se verificar a condição dos votantes junto aos devidos orgãos, para cumprimento do Regimento Eleitoral. 

Ainda segundo a Comissão Eleitoral, esta decisão, acordada entre as chapas e a comissão eleitoral, foi adotada pelo fato de que, qualquer que seja o percentual dos votos dessa seção, não alterará o resultado final.

No segundo turno, a campanha se iniciará hoje, 25, com previsão de um debate on-line no dia 28, e a consulta será realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro. 

O resultado final será divulgado no dia 5. Em seguida, será realizada reunião do Conselho Superior da UFJF para aprovar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação.

Nenhum comentário: