Pular para o conteúdo principal

ÁREA DA ANTIGA FEPASA É TRANSFERIDA PARA A PREFEITURA DE GUAXUPÉ


Nesta terça-feira, 8, aconteceu em Belo Horizonte na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) a assinatura do documento que transferiu para o município de Guaxupé, no Sul de Minas, uma área de aproximadamente 80.000m² no centro da cidade. 

A área pertenceu à extinta Rede Ferroviária Federal, conhecida como FEPASA, a qual comporá o complexo da Mogiana, projeto idealizado há quase 20 anos.

Os imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), localizados numa área de 78.615,64, passa a ser da Prefeitura de Guaxupé que poderá explorar o local para o interesse da coletividade. 

Atualmente, parte desta área a prefeitura já utiliza como sede de repartições públicas municipais, como a Secretaria de Educação, Saúde e a Casa da Cultura, bem como a área verde do Parque Municipal da Mogiana.

No ano passado, o município de Guaxupé foi alertado que a posse desta área retornaria à União e que seriam cobrados aluguéis dos últimos 5 anos. Tudo isso porque Guaxupé não havia manifestado, nos últimos 5 anos, interesse pela área.

Tendo em vista a necessidade e importância dos imóveis para a cidade, o município protocolou o ofício nº276/15, no qual manifestou interesse em receber a cessão visando regularizar o uso dos bens.

Área poderia ter ido a leilão
Ainda segundo informações, o Parque da Mogiana, bem como o prédio da antiga FEPASA, quando retornado à União poderiam ser leiloados pelo Governo Federal. 

Sabe-se que muitas construtoras arrematam este tipo de área para demolição e construção de loteamentos populares. Caso isto viesse a acontecer, a população e a própria prefeitura sofreriam grande perda já que se veriam privados do parque e de várias secretarias municipais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/