Fernando Pimentel e secretários apresentaram dados sobre a situação financeira e orçamentária de Minas Gerais
O governador Fernando Pimentel (PT) se reuniu nesta segunda-feira, 7, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a bancada de parlamentares que representam Minas Gerais na Câmara dos Deputados.
Compareceram 24 deputados de 14 partidos em uma reunião suprapartidária que tratou de temas como a situação financeira e orçamentária do Estado.
“Nós temos uma máquina pública em Minas Gerais extremamente inchada e isso foi se acumulando nos últimos anos. Temos um Estado que foi moldado com a cabeça do século 19, mas estamos no século 21. É preciso readequar a estrutura, tornando-a mais enxuta e eficiente”, apontou o governador Fernando Pimentel.
O vice-governador Antônio Andrade (PMDB) classificou como positivo o caráter suprapartidário do encontro.
“Todos foram unânimes em defender os interesses do Estado junto à União. O governador colocou muito bem que a questão de Minas Gerais não é desse ou daquele partido, desse ou daquele governador, é uma questão estrutural, que vem há muitos anos. E todos têm de pensar no Estado onde os investimentos são voltados para a população”, garantiu.
O secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, apresentou os números do Estado e destacou o importante papel dos deputados federais na defesa dos interesses de Minas Gerais em Brasília.
“O principal objetivo era mostrar a situação financeira do Estado para que tenhamos apoio e, também, ter uma proximidade maior com a bancada mineira para defender os interesses do Estado junto ao governo federal nas questões orçamentárias”, resumiu.
Para o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, há uma preocupação por parte do governo mineiro em relação ao tamanho da folha de pagamento.
“O quadro é grave. Temos muitas despesas incomprimíveis, 94% da receita corrente líquida do Estado está comprometida com a folha de ativos e inativos. Precisamos melhorar as receitas para ampliar a capacidade de investimento do Estado, que é muito importante para alavancar o desenvolvimento do Brasil”, disse.
Representação
Participaram do encontro parlamentares de 14 legendas: DEM, PDT, PMB, PMDB, PP, PR, PROS, PSC, PSD, PSDB, PT, PTB, PTdoB e PTN.
Na avaliação do líder do Governo de Minas Gerais da bancada federal, Gabriel Guimarães, o governador destacou quais são as maiores preocupações do Estado com relação à parte financeira.
“A bancada mineira demonstrou a sua preocupação e interesse em caminhar de acordo com o interesse do Estado”, explicou.
Para o deputado Eros Biondini, reunir os parlamentares foi uma excelente iniciativa.
“A bancada está unida com o governador, debatendo problemas e soluções para o Estado atravessar a crise”, afirmou.
Já o deputado Marcelo Álvaro Antônio destacou o papel dos parlamentares neste cenário de dificuldades financeiras. “A gente pode buscar amenizar essa crise que o Estado está passando. É no conjunto que a gente consegue buscar as soluções que o Estado precisa para avançar”, disse.
Por sua vez, o deputado Lincoln Portela demonstrou preocupação com relação à folha de pagamentos. “Em 21 milhões de habitantes, nós temos, entre ativos e inativos do Estado, mais de 600 mil servidores públicos. Então, a situação do Estado fica difícil”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário