O ambulatório para atender os pacientes com suspeita de dengue em Divinópolis, no Centro-Oeste, começou a funcionar nesta quarta-feira, 20.
A estrutura, composta por contêineres e tendas, está mondada no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto.
O ambulatório é composto por uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.
Além do atendimento clínico, no ambulatório será oferecida a hidratação venosa e oral para as pessoas com dengue. Para isso, foram instaladas macas e cadeiras para hidratação.
O uso deste instrumento como estratégia na assistência as pessoas acometidas por esta doença está contida no Plano de Contingência de Combate a Dengue e foi reforçado pela assinatura do prefeito Vladimir de Faria Azevedo ao Decreto Municipal 12082/2016 de 29 de março quando instituiu estado de emergência em Divinópolis em decorrência da dengue.
Números apresentados pela Diretoria de Urgência e Emergência revelam a necessidade da instalação deste ambulatório.
“Fizemos um levantamento e constatamos que durante o período de greve dos servidores, quando as unidades de saúde tiveram seus trabalhos comprometidos, a média diária de atendimentos, a pacientes com sintomas relacionados à dengue, na UPA Padre Roberto era de aproximadamente 70 casos por dia. Com as atividades voltando as suas atividades normais, na segunda-feira, 18, esse número caiu para cerca de 45 casos dia”,afirmou a diretora de Urgência e Emergência da Semusa, Cristiane Joaquim.
A diretora reforça, ainda, que os usuários deverão buscar suas unidades de saúde de referência e se necessário buscar atendimento do ambulatório que terá a UPA Padre Roberto como referência para os casos de agravo.
O ambulatório funcionará de segunda a segunda, das 9h às 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário