Pular para o conteúdo principal

EX-DELEGADO REGIONAL DE LAVRAS É CONDENADO PELO DESCUMPRIMENTO DE REQUISIÇÕES JUDICIAIS

Ao julgar o pedido do MPMG, o juízo de Lavras considerou que o acusado desrespeitou os princípios da moralidade, eficiência e legalidade


Um ex-delegado regional de Polícia Civil de Lavras, no Sul de Minas, foi condenado pela Justiça à perda da função pública, ou até da respectiva aposentadoria, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios também pelo período de três anos. 

As sanções, previstas na Lei n.º 8.429/92, a Lei de Improbidade Administrativa, foram impostas a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que acusou o ex-agente público pela prática do crime de desobediência.

Conforme o MPMG apontou na ação ajuizada na comarca de Lavras, o ex-delegado deixou de cumprir inúmeras requisições feitas pelo Poder Judiciário local. 

“Ele deixou de proceder a diligências investigatórias, prestar informações, remeter laudos periciais e outros documentos imprescindíveis ao julgamento de processos que tramitavam nas duas varas criminais da comarca. A conduta omissiva gerou inconvenientes e, em alguns casos, prejuízos insuperáveis”, apontam, na ação, os promotores de Justiça Wesley Leite Vaz e Aécio Rabelo. Segundo o MPMG, o então agente descumpriu, pelo menos, 60 requisições judiciais.

Ao julgar o pedido do MPMG, o juízo de Lavras considerou que o acusado desrespeitou os princípios da moralidade, eficiência e legalidade, previstos na Constituição Federal, bem como regras estabelecidas pelo Código de Processo Penal e pela Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais. 

Sobre a alegação da defesa do ex-delegado de suposta falta de estrutura da Polícia Civil para o cumprimento das requisições judiciais, a Justiça considerou que, além de não comprovado, o argumento cai por terra tendo em vista que, após ele ter deixado o cargo, as diligências começaram a ser cumpridas.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...