Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA & TECNOLOGIA: NA RETOMADA DO CONECIT, SCOLFORO TOMA POSSE COMO MEMBRO

O conselho será composto por 19 membros representantes do governo, academia, empresas e trabalhadores

Reitor da UFLA assina termo de posse como membro do Conecit

O secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Vinícius Rezende, deu posse, no último dia 13, aos novos membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit). 

O grupo tem como atribuição definir diretrizes básicas para projetos de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico em Minas Gerais. 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma das maiores fomentadoras de pesquisa do Estado, garantiu um assento no Conecit. 

O reitor da instituição, professor José Roberto Scolforo, tomou posse como membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

O nome do professor Scolforo fez parte de uma lista tríplice apresentada pelas universidades públicas federais e estaduais sediadas no Estado e foi designado pelo governador do Estado, Fernando Pimentel. A função de membro do Conselho é considerada de relevante interesse público.

Retomada
A expectativa para a volta do conselho era grande, já que as atividades estavam paralisadas desde 2012. O secretário-adjunto, Vinícius Rezende conduziu o encontro apresentando as expectativas para a nova fase do Conecit. 

Os projetos e diretrizes da Sectes foram apresentados aos novos conselheiros. “Estamos trabalhando com a proposta de que Minas Gerais é o lugar certo para se inovar, e precisamos do apoio e conhecimento de todos os seguimentos deste conselho. A ajuda de vocês será fundamental”, destacou Vinícius. 

O secretário executivo do Conecit e chefe de gabinete, Marcelo Velloso, também participou da reunião analisando que o desafio é trazer propostas para aprimorar as políticas públicas em ciência, tecnologia, inovação, ensino superior e empreendedorismo.

Outro importante membro do conselho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, destacou a importância de dialogar com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que no conselho tem sua representação por meio do deputado Paulo Lamac. 

“A ciência é capaz de moldar a sociedade para melhor. Queremos mostrar as coisas boas que fazemos”, destacou Evaldo.  As próximas reuniões estão marcadas para os dias 20 de setembro e 22 de novembro.

O Conecit é um órgão colegiado consultivo e deliberativo que presta assessoramento ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...