Pular para o conteúdo principal

EM BELO HORIZONTE, PROFESSOR LICURGO MOURÃO PRESIDE PAINEL SOBRE "FINANÇAS PÚBLICAS E CRISE"

Professor Licurgo Mourão preside o painel "Finanças Públicas e Crise"
Professora Allison Cristians ministra a palestra "BEPS and the new internacional order"

A despeito da tendência gradual de ajustes das contas públicas, a crise persiste. O governo, em todas as instâncias, encontra limites para ampliar a receita (a incapacidade em aumentar a arrecadação sem elevar a carga tributária) e reduzir despesas (folhas de pagamento elevadas, respeito aos limites definidos por lei para os gastos sociais com educação e saúde, comprometimento das receitas para o pagamento de serviços da dívida, etc.). 

Como efetivar o ajuste das contas públicas em tempos de crise econômica? A problemática foi discutida no painel “Finanças Públicas e Crise”, realizado na última quarta-feira, 14, como parte da programação do XX Congresso Internacional de Direito Tributário, que aconteceu entre os dias 14 e 16, em Belo Horizonte, em homenagem à professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Misabel Abreu Machado Derzi, presidente da Comissão de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais. 

A mesa foi presidida pelo professor Licurgo Mourão, conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE) e doutorando em Direito Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP). 

Proferiram palestras os doutores Estevão Horvath, ex-procurador do Estado de São Paulo e professor de Direito Financeiro da USP, que falou sobre “Reforma tributária em tempos de crise”; Fernando Facury Scaff, professor de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e advogado, que falou sobre “O regime dos depósitos judiciais”; Gustavo Brigagão, presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), diretor de relações internacionais do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e da Federação das Câmaras de Comércio do Exterior, com a palestra “O recado do sistema tributário brasileiro para os investidores estrangeiros”; e Allison Christians, professora associada da McGill University (Montreal, Canadá), editora da coluna de impostos do Jotwell Journal e integrante da Comissão de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais, que ministrou a palestra “BEPS and the new international order”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...