Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO DO LIVRO "FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS" OCORRERÁ NA LIVRARIA CULTURA EM SÃO PAULO


Após vencer o Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem e ser lançado na cidade natal da escritora no mês de maio deste ano, o livro Famílias Homoafetivas: a insistência em ser feliz será lançado na cidade de São Paulo, no dia 10 de novembro, às 18h, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista.

Durante o evento, além da sessão de autógrafos, também será realizado um bate-papo com a autora, Lícia Loltran, e os convidados Fernando Quaresma e Renato Viterbo, diretores da Associação da Parada do Orgulho LGBT, com mediação do jornalista Fabrício Viana, organizador do I Congresso Nacional de Literatura Queer.

O livro traz histórias de 13 famílias Homoafetivas formadas por mulheres e filhos, que residem em diferentes partes do país e que resolveram transgredir o modelo familiar a elas imposto e constituir família da forma como sonharam, apesar dos inúmeros obstáculos impostos por quem insiste em não legitimá-las como família.

“No dia 12 de dezembro de 2013, às 8 horas, eu estava sentada em uma cadeira na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no Senado Federal, em Brasília. Após ouvir a fala de mulheres que formaram família com outras mulheres, percebi que existia despreparo e preconceito por parte de diversas instituições, mas a escolha de contar a história a partir daí, desde quando essas mulheres decidiram formar suas próprias famílias transgredindo o modelo social heteronormativo a elas imposto, trazia-me uma interrogação: e antes dessa decisão?” 

Com um projeto que nasceu enquanto cursava a universidade de Jornalismo, Lícia Loltran decidiu viajar pelo Brasil e desvendar as trajetórias desconhecidas de mulheres que constroem famílias com outras mulheres.

O projeto deu origem ao livro vencedor do Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem, agora publicado pela Autêntica Editora, que tem prefácio assinado por Marília Serra, jornalista e vice-presidente da Abrafh (Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas). A obra apresenta histórias que formam e transformam, sobre os encontros, as descobertas, as alegrias e as tristezas de mulheres que romperam com paradigmas de uma sociedade patriarcal e desconstruíram imagens criadas por estereótipos e generalizações.

Famílias Homoafetivas: a insistência em ser feliz é um livro que relata as distintas vivências, os relacionamentos, a superação de preconceitos, ou a não superação deles, a aceitação, a maternidade, enfim, todos esses temas que permeiam a experiência de cada uma dessas famílias. Cada capítulo é composto por uma dessas histórias e narra momentos de ansiedade e satisfação da autora e das entrevistadas a cada porta aberta, a cada sorriso, a cada surpresa com o encontro e a cada gesto de recepção.

O livro estará à venda no dia do evento (R$ 39,90) e já está disponível para compra na internet e nas maiores livrarias do país, no formato livro e e-book.

Sobre a autora: Lícia Loltran nasceu em 1992, em Juazeiro-BA. É jornalista formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduanda em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). A ideia de escrever sobre famílias homoafetivas partiu de uma inquietação da escritora em entender como essas formações familiares nasciam e conviviam com uma sociedade ainda eivada de preconceito e pré-conceitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.