Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE DE ALFENAS ADQUIRE MANEQUIM 3D QUE SIMULA ATENDIMENTO MÉDICO PRÓXIMO DA REALIDADE

A simulação de atendimento de uma parada cardiorrespiratória é um dos procedimentos possíveis com o Sim Man 3G
O curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas, no Sul de Minas, adquiriu o “Sim Man 3G”, um manequim de alta fidelidade, ou seja, que simula uma consulta médica, uma situação de atendimento o mais próximo da realidade e que vem complementar o ensino dos alunos.

Professor da disciplina Urgência e Emergência, Álvaro Alencar Paiva Moraes, relata que o manequim simula os procedimentos mais variados de atendimento, principalmente os de urgência e emergência. Destas urgências e emergências, a que mais se destaca é a parada cardiorrespiratória, à qual o manequim tem todas as condições necessárias para atendimento completo. 

“Não só o atendimento, mas também toda a parte de monitorização, que permite saber se a pessoa está sendo atendida com uma qualidade exigida”.



O Sim Man 3G, que simula um adulto de aproximadamente 70 quilos, pode apresentar suor, abertura ou não das pupilas, piscar dos olhos, cianose, todos os batimentos cardíacos, sopros cardíacos, sons pulmonares, pressão arterial, além de transmitir palavras e sons. 

“É um importante instrumento de aprendizado porque passa a ser o mais próximo do ser humano, e o aluno ganha habilidades fundamentais para que, quando ele examinar uma pessoa, terá habilidades suficientes para implementar o tipo de cuidado que deseja com o paciente”, ressalta professor Álvaro. 

A coordenadora do curso, professora Annie Beatriz de Carvalho, diz que a coordenação, está muito satisfeita e feliz com a aquisição feita pela Unifenas, “que sempre tem nos dado oportunidade de oferecer aos nossos alunos o que há de melhor, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do ponto de vista de qualificação dos nossos professores, para que nós continuemos a oferecer aos acadêmicos um curso de ponta, de qualidade”. 

O curso de medicina da Unifenas, no campus de Belo Horizonte, já utiliza o Sim Man 3G em suas aulas.
por Rosângela Fressato -  da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/