Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE DE ALFENAS ADQUIRE MANEQUIM 3D QUE SIMULA ATENDIMENTO MÉDICO PRÓXIMO DA REALIDADE

A simulação de atendimento de uma parada cardiorrespiratória é um dos procedimentos possíveis com o Sim Man 3G
O curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas, no Sul de Minas, adquiriu o “Sim Man 3G”, um manequim de alta fidelidade, ou seja, que simula uma consulta médica, uma situação de atendimento o mais próximo da realidade e que vem complementar o ensino dos alunos.

Professor da disciplina Urgência e Emergência, Álvaro Alencar Paiva Moraes, relata que o manequim simula os procedimentos mais variados de atendimento, principalmente os de urgência e emergência. Destas urgências e emergências, a que mais se destaca é a parada cardiorrespiratória, à qual o manequim tem todas as condições necessárias para atendimento completo. 

“Não só o atendimento, mas também toda a parte de monitorização, que permite saber se a pessoa está sendo atendida com uma qualidade exigida”.



O Sim Man 3G, que simula um adulto de aproximadamente 70 quilos, pode apresentar suor, abertura ou não das pupilas, piscar dos olhos, cianose, todos os batimentos cardíacos, sopros cardíacos, sons pulmonares, pressão arterial, além de transmitir palavras e sons. 

“É um importante instrumento de aprendizado porque passa a ser o mais próximo do ser humano, e o aluno ganha habilidades fundamentais para que, quando ele examinar uma pessoa, terá habilidades suficientes para implementar o tipo de cuidado que deseja com o paciente”, ressalta professor Álvaro. 

A coordenadora do curso, professora Annie Beatriz de Carvalho, diz que a coordenação, está muito satisfeita e feliz com a aquisição feita pela Unifenas, “que sempre tem nos dado oportunidade de oferecer aos nossos alunos o que há de melhor, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do ponto de vista de qualificação dos nossos professores, para que nós continuemos a oferecer aos acadêmicos um curso de ponta, de qualidade”. 

O curso de medicina da Unifenas, no campus de Belo Horizonte, já utiliza o Sim Man 3G em suas aulas.
por Rosângela Fressato -  da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.