Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE DE ALFENAS ADQUIRE MANEQUIM 3D QUE SIMULA ATENDIMENTO MÉDICO PRÓXIMO DA REALIDADE

A simulação de atendimento de uma parada cardiorrespiratória é um dos procedimentos possíveis com o Sim Man 3G
O curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas, no Sul de Minas, adquiriu o “Sim Man 3G”, um manequim de alta fidelidade, ou seja, que simula uma consulta médica, uma situação de atendimento o mais próximo da realidade e que vem complementar o ensino dos alunos.

Professor da disciplina Urgência e Emergência, Álvaro Alencar Paiva Moraes, relata que o manequim simula os procedimentos mais variados de atendimento, principalmente os de urgência e emergência. Destas urgências e emergências, a que mais se destaca é a parada cardiorrespiratória, à qual o manequim tem todas as condições necessárias para atendimento completo. 

“Não só o atendimento, mas também toda a parte de monitorização, que permite saber se a pessoa está sendo atendida com uma qualidade exigida”.



O Sim Man 3G, que simula um adulto de aproximadamente 70 quilos, pode apresentar suor, abertura ou não das pupilas, piscar dos olhos, cianose, todos os batimentos cardíacos, sopros cardíacos, sons pulmonares, pressão arterial, além de transmitir palavras e sons. 

“É um importante instrumento de aprendizado porque passa a ser o mais próximo do ser humano, e o aluno ganha habilidades fundamentais para que, quando ele examinar uma pessoa, terá habilidades suficientes para implementar o tipo de cuidado que deseja com o paciente”, ressalta professor Álvaro. 

A coordenadora do curso, professora Annie Beatriz de Carvalho, diz que a coordenação, está muito satisfeita e feliz com a aquisição feita pela Unifenas, “que sempre tem nos dado oportunidade de oferecer aos nossos alunos o que há de melhor, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do ponto de vista de qualificação dos nossos professores, para que nós continuemos a oferecer aos acadêmicos um curso de ponta, de qualidade”. 

O curso de medicina da Unifenas, no campus de Belo Horizonte, já utiliza o Sim Man 3G em suas aulas.
por Rosângela Fressato -  da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...