Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL 2017: PROJETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REVITALIZA FIGURINOS DO BLOCO ZÉ PEREIRA

Novos figurinos e adereços serão apresentados ao público em desfile no dia 1º de janeiro

O bloco carnavalesco mais antigo de Ouro Preto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e um dos mais antigos em atividade do país, o Zé Pereira do Clube dos Lacaios, inicia 2017 comemorando seus 150 anos com novos figurinos e adereços, em inciativa que tem apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 


O público terá a oportunidade de ver as novidades com o desfile que aontece dia 1º de janeiro, a partir das 20h, saindo da sede do bloco, no bairro Antônio Dias, para percorrer diversas ruas e ladeiras de Ouro Preto, até chegar ao Cine Vila Rica.

No desfile, além dos figurinos e adereços, o público poderá ver também o trabalho de revitalização dos bonecos. Todas estas ações estão sendo impulsionadas pelo projeto da UFOP “Residência do Zé Pereira: a história do Clube dos Lacaios contada por sua gente”, executado com recursos dos ministérios da Educação e da Cultura. Além do trabalho de preservação do acervo do bloco, um documentário sobre a história e as atividades do Zé Pereira será filmado em 2017. 

Durante o ano de 2016, o projeto realizou também montagens da exposição “Paisagens e Retratos do Zé Pereira” na Casa dos Contos, no Centro de Artes e Convenções da UFOP e no Centro Cultual e Turístico SESI, todas em Ouro Preto. Coordenado pela professora de Museologia, Gabriela de Lima Gomes, o projeto Residência do Zé Pereira pretende homenagear o bloco.

Segundo ela, “o Zé Pereira do Clube dos Lacaios de Ouro Preto traz em sua trajetória uma caracterização fabulosa”, que poderá ser vista no desfile. 

A professora conta que, “à frente vêm o estandarte e os clarins abrindo alas; as lanternas coloridas iluminam as ladeiras para que os tradicionais bonecos gigantes - o Catitão, o Benedito e a Baiana - rodem seus longos braços; o Boi Manta e os Cariás correm em seguida abrindo caminho para a gloriosa bateria formada por tocadores de taróis, bumbos e surdos, vestidos com novas casacas e cartolas. Esse fenômeno ilustra a história cultural e social de Ouro Preto”, explica Gabriela Gomes.

Entrega dos figurinos
A cerimônia de entre dos 80 novos figurinos será realizada no dia 28 de dezembro, na sede do Bloco, que fica na Rua Santa Efigênia, nº 55, no Bairro Antônio Dias, Ouro Preto. Aberto ao público, o evento começa às 19h.

Serviço
Desfile 150 anos do Bloco Zé Pereira do Clube dos Lacaios de Ouro Preto 
Data: 1º de janeiro de 2017
Horário: 20h
Concentração: Rua Santa Efigênia, nº 55, no Bairro Antônio Dias, Ouro Preto.

com assessoria UFOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.