Pular para o conteúdo principal

FACULDADE DE MEDICINA SERÁ CONSTRUÍDA EM PASSOS

A Faculdade Atenas, em Paracatu. Instituição irá se instalar em Passos

O novo curso de medicina autorizado para Passos, no Sul de Minas, irá funcionar num campus próprio que será construído numa área de 20 mil metros quadrados, no loteamento Mirante do Vale, localizado no final da Avenida dos Expedicionários. 

A informação é do diretor-geral da Faculdade Atenas de Passos, Hiran Costa Rabelo, na mensagem de Natal e Ano Novo destinada para a população passense.

Rabelo também entrou em contato com então prefeito Ataíde Vilela (PSDB) no final do ano de 2016, para dar as informações sobre o projeto, que está previsto para ser concluído até o meio do ano de 2017. 

Além da compra da área, o diretor disse que o Centro Educacional Hyarte, mantenedor da faculdade, depositou a “Garantia de Execução” no Ministério da Educação, que representa 10% do seu plano de infraestrutura nos seis primeiros anos de funcionamento do curso.

“A Faculdade Atenas de Passos, representada pelo seu diretor-geral, Hiran Costa Rabelo, deseja a todos os cidadãos passenses um ano novo cheio de alegrias, de muita paz, saúde e realizações. Na oportunidade informa, com grande satisfação e imbuído do desejo de uma educação transformadora, que a sede da Faculdade será edificada em 2017 em uma área de 20.000 m2, localizada no loteamento Mirante do Vale”, diz a mensagem do diretor.

Segundo Hiran Rabelo, para viabilizar o campus da futura faculdade, será construída, inicialmente, uma área de 2,5 mil m² para abrigar “toda a infraestrutura necessária a um campus de qualidade: secretaria, tesouraria, salas de aula, biblioteca, lanchonete, banheiros, auditório, laboratórios multidisciplinares nas áreas de informática, anatomia, patologia, biologia celular, biologia molecular, bioquímica, biofísica, histologia, embriologia, fisiologia, parasitologia, imunologia, microbiologia, técnica cirúrgica, habilidades médicas e policlínica”.

O diretor informa ainda que o projeto “prevê áreas edificáveis para abrigar futuras ampliações e novos cursos, sobretudo, na área da saúde”. 

“(A Faculdade Atenas de Passos) ainda deseja que 2017 seja repleto de novos desafios, novos projetos e muita prosperidade!”, finaliza a mensagem. 

Mais Médicos
Encerrando o mandato, o então prefeito Ataíde Vilela comentou a notícia dizendo que a nova escola de medicina vem coroar diversas realizações do município durante seu mandato na área da saúde, a começar pela adesão ao programa Mais Médicos, sem a qual não teria sido possível a aprovação da segunda faculdade de medicina na cidade, a primeira foi da UEMG, que também recebeu o apoio da Prefeitura.

“A estrutura e a qualidade da rede municipal de saúde de Passos foram essenciais para que o MEC e o Ministério da Saúde nos autorizassem a receber uma segunda faculdade de medicina”, disse o prefeito, ressaltando o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que cumpriram todas as obrigações para atender os pré-requisitos do edital de habilitação do município.

“Essa aprovação significa um ‘selo de qualidade’ para a saúde de Passos em que todas as áreas, desde a atenção básica até a alta complexidade (Santa Casa e Hospital do Câncer) que estão plenamente funcionando”, afirmou.

Com a adesão ao Mais Médicos, a Prefeitura trouxe para Passos médicos de Cuba, México e até brasileiros para atuarem nos postos de saúde, o que resolveu o problema de atendimento na atenção básica. 

Atualmente, são 19 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), onde atuam 15 profissionais do Mais Médicos, entre cubanos e brasileiros.

Ataíde ainda destacou, na área da saúde, a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em 2015, que já atendeu mais de oito mil pessoas em menos de dois anos de funcionamento.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.