Pular para o conteúdo principal

CAMPUS VARGINHA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS INAUGURA RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO


Desde o último dia 1º, os estudantes do campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) já estão fazendo suas refeições no Restaurante Universitário (RU) do próprio campus. 

Em clima de expectativa e satisfação, a entrega oficial à comunidade foi prestigiada por estudantes, professores, técnico-administrativos, colaboradores terceirizados e dirigentes.


A cerimônia de inauguração foi conduzida pela pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), professora Maria de Fátima Sant’Anna, que fez questão de agradecer às Pró-Reitorias de Planejamento e de Administração e Finanças, bem como à direção do campus e aos representantes dos alunos da unidade, que se empenharam no processo de implantação do RU. 

“Toda inauguração merece os agradecimentos”, destacou, ressaltando o diálogo estabelecido com a representação do Diretório Acadêmico. 

“Eles nos ajudam sempre. Estão sempre em diálogo com a Pró-Reitoria. Foram fundamentais nesse processo todo”, afirmou, citando os estudantes Jorge Ferreira de Souza e Everton Carvalho.

Segundo o discente Jorge, o RU é fruto de uma luta antiga da classe estudantil do campus. “Foi uma luta que durou uns quatro anos, desde a inauguração do campus e, nós, ficamos muito felizes de estar presentes aqui para poder ajudar, tanto na inauguração, quanto no acompanhando e andamento do RU”, disse.

Representando o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), a professora Luciene Resende Gonçalves lembrou a importância do RU para a permanência dos alunos no campus. 

“É com imensa satisfação que o Instituto recebe a inauguração dessa obra tão importante para o campus de Varginha, sem dúvida isso vai facilitar a permanência dos alunos no campus, contribuindo para o desenvolvimento de seus estudos”, afirmou, enfatizando ainda, que a implantação do RU vai contribuir também para a socialização na unidade.

Em meio a agradecimentos às Pró-Reitorias, ao corpo administrativo e docente do campus e, sobretudo, aos colaboradores terceirizados e aos alunos, o diretor do campus, professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza, comentou a complexidade da obra que passou por vários adiamentos até ser concluída. 

“Todos esperavam por esse dia, tivemos vários adiamentos e nós percebemos com essa obra, a dificuldade que é a gestão pública. O pessoal da Administração Pública tem que pensar na gestão de pessoas, na gestão de recursos, pois é empreiteiro que decreta falência no meio da obra, é empresa que vende um produto e quer entregar outro. Então, é muito complexo para chegar nesse momento aqui, mas que bom que chegamos”, destacou.

A Reitoria foi representada pela pró-reitora de Graduação, professora Lana Ermelinda da Silva dos Santos, que, durante a cerimônia, falou em nome do reitor, professor Paulo Márcio de Faria e Silva. 

“Tenho certeza que ele agradeceria à Pró-Reitoria de Planejamento, à Pró-Reitoria de Administração, à direção do campus, à direção do Instituto e a todos os envolvidos: técnicos, funcionários terceirizados, aos discentes e aos docentes. Mas também cumprimentaria pela qualidade da obra e pelo vencimento das dificuldades que não foram poucas”, comentou.

Aproximadamente 130 pessoas prestigiaram o cardápio na inauguração. Os representantes da empresa contratada para produzir as refeições, Jane Macedo e Aureliano Alves, prepararam um ambiente agradável para marcar o momento, com a apresentação musical do cantor Júlio Moura, de Varginha.


Marcaram presença na inauguração também, a pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa, e o representante da Coordenadoria de Projetos e Obras da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Charles Guimarães Lopes.

Estrutura do RU do campus Varginha
Com capacidade para 280 pessoas, o prédio do Restaurante Universitário do campus Varginha foi construído em uma área de 1.000 m², atendendo a todas as normas de vigilância sanitária para higienização de instalações, equipamentos e utensílios. 


Atenta às práticas sustentáveis, a Coordenadoria de Projetos e Obras incluiu o sistema LED na iluminação predial, que contribui para a economia do consumo de energia elétrica. Além disso, foi adotado o sistema solar para o aquecimento de água do prédio. O investimento chegou a R$ 1.500.000,00.

Horário de Funcionamento
Café da manhã – das 7 às 8h30 (refeitório fecha às 8h40)
Almoço – das 11 às 13h30 (refeitório fecha às 14h)
Jantar – das 18h30 às 21h15 (refeitório fecha às 21h40)
Lembrando que o almoço também será servido aos sábados.

Sobre os valores das refeições
Os estudantes participantes do Programa de Assistência Estudantil têm direito a realizar as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) gratuitamente. Para o auxílio permanência não há alterações.

Para aqueles que recebiam o auxílio permanência + R$195,00 (cento e noventa e cinco reais) referente ao auxílio-alimentação receberão apenas o valor correspondente ao auxílio permanência.

Aqueles que recebiam apenas o auxílio-alimentação no valor de R$195,00 (cento e noventa e cinco reais) terão direito ao auxílio-alimentação por meio do consumo de refeições no RU e não mais por meio do depósito dos R$195,00 em conta bancária.

Além da unidade de Varginha da UNIFAL-MG, também a sede e o campus de Poços de Caldas possuem restaurantes.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MP DENUNCIA 25 PESSOAS NA SEGUNDA FASE DE OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CAMPO DO MEIO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica. Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informa...

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...