Pular para o conteúdo principal

SISTEMA PRISIONAL DO SUL DE MINAS DESAFOGA PM

Presídio de Pouso Alegre
O Sul de Minas é o primeiro território do Estado cujos agentes de segurança penitenciários estão aptos a registrar ocorrências criminais dentro das oito unidades prisionais da região, instaladas nos municípios de Baependi, Caxambu, Extrema, Ouro Fino, Itajubá, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e São Lourenço. 

Quarenta profissionais desses municípios foram capacitados para o preenchimento do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) – antigo boletim de ocorrência.

Para o diretor-geral do Presídio de Itajubá, Rodiney Dantas, “além de integrar as Forças de Segurança, o trabalho servirá como indicador para nortear futuras políticas públicas”.

Eles poderão preencher registros de ameaça, lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, uso e consumo de drogas, ingresso ilegal de rádio ou aparelho telefônico, tráfico de drogas e desacato.

“A meta é que todas as unidades prisionais do Estado utilizem as funções do Reds até o início do segundo semestre deste ano”, revela o gerente de implantação do Reds no Sistema Prisional, Marcio José da Silva.

Resultado do projeto-piloto
Para alinhar as diretrizes do trabalho, em novembro de 2016, a SEAP iniciou a execução de um projeto-piloto no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, na Capital. Durante esse tempo, os agentes de segurança penitenciários da unidade, previamente capacitados, registraram 58 ocorrências sem a necessidade do empenho da Polícia Militar. 

Para o diretor de segurança do Ceresp Gameleira, Edivaldo dos Santos, a iniciativa trouxe ganhos importantíssimos para a unidade. “Facilitou o serviço. Estamos economizando tempo, resolvendo tudo de maneira ágil”, destaca o diretor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...