Pular para o conteúdo principal

COPASA GARANTE ETE's EM DIVINÓPOLIS


O prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, Galileu Machado (PMDB), recebeu o diretor de Operação Sul da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG), Frederico Ferramenta, nesta terça-feira, 14, no gabinete. 

O representante da estatal voltou a confirmar a conclusão das obras das estações de tratamento de esgoto (ETEs) Itapecerica e Ermida para 2018.

O diretor da Copasa confirmou que as obras estão dentro do cronograma, e a previsão de entrega das estações é para o próximo ano.

“Tivemos encontro com o prefeito Galileu sobre os prazos de entrega da ETE e deixamos claro o compromisso de entregar as estações de tratamento. A ETE Itapecerica está com as obras de terraplenagem concluídas; e neste ano realizaremos a parte de infraestrutura, concreto e equipamento para que no próximo ano iniciemos a operação”, afirmou Ferramenta.

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, destacou o acordo realizado entre o município e a Copasa. “Está combinado com a Copasa que a estação de tratamento de esgoto funcionará na cidade. É grande avanço nas negociações”, afirmou.

Em agosto do ano passado, a Copasa iniciou os primeiros serviços para implantar a ETE Itapecerica. Setenta e quatro quilômetros de redes interceptoras de esgoto nas bacias do Itapecerica, do Pará e de Ermida serão implantados na construção de duas estações de tratamento de esgoto: ETE Itapecerica e ETE Ermida. 

Além das obras, também o programa “Caça-Esgoto” será implementado para identificar e retirar o lançamento indevido de esgoto dos mananciais.

A implantação das estações permite que 90% do esgoto coletado seja tratado – estas, somadas aos 10% da estação de tratamento existente na bacia do Pará, possibilitarão o tratamento de 100% do esgoto no município.

Confirmada rede de esgoto para o Copacabana
A situação saneamento básico do Conjunto Residencial Jardim Copacabana também já tem uma solução. O município e a Copasa firmaram parceria para resolver a situação dos moradores do bairro.


Na reunião para tratar sobre as estações de tratamento de esgoto no fim de tarde de terça-feira, no Centro Administrativo, a parceria foi acordada. 

“O prefeito apresentou-nos o grave problema do residencial. Galileu disse que situação como essa, em alguns momentos sub-humana, era inadmissível. Fizemos parceria em que a Prefeitura executará, e a Copasa indenizará para resolver a situação”, afirmou o diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Ferramenta.

O Residencial Copacabana têm 498 casas e foi inaugurado em novembro de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...