sexta-feira, 17 de março de 2017

COPASA GARANTE ETE's EM DIVINÓPOLIS


O prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, Galileu Machado (PMDB), recebeu o diretor de Operação Sul da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG), Frederico Ferramenta, nesta terça-feira, 14, no gabinete. 

O representante da estatal voltou a confirmar a conclusão das obras das estações de tratamento de esgoto (ETEs) Itapecerica e Ermida para 2018.

O diretor da Copasa confirmou que as obras estão dentro do cronograma, e a previsão de entrega das estações é para o próximo ano.

“Tivemos encontro com o prefeito Galileu sobre os prazos de entrega da ETE e deixamos claro o compromisso de entregar as estações de tratamento. A ETE Itapecerica está com as obras de terraplenagem concluídas; e neste ano realizaremos a parte de infraestrutura, concreto e equipamento para que no próximo ano iniciemos a operação”, afirmou Ferramenta.

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, destacou o acordo realizado entre o município e a Copasa. “Está combinado com a Copasa que a estação de tratamento de esgoto funcionará na cidade. É grande avanço nas negociações”, afirmou.

Em agosto do ano passado, a Copasa iniciou os primeiros serviços para implantar a ETE Itapecerica. Setenta e quatro quilômetros de redes interceptoras de esgoto nas bacias do Itapecerica, do Pará e de Ermida serão implantados na construção de duas estações de tratamento de esgoto: ETE Itapecerica e ETE Ermida. 

Além das obras, também o programa “Caça-Esgoto” será implementado para identificar e retirar o lançamento indevido de esgoto dos mananciais.

A implantação das estações permite que 90% do esgoto coletado seja tratado – estas, somadas aos 10% da estação de tratamento existente na bacia do Pará, possibilitarão o tratamento de 100% do esgoto no município.

Confirmada rede de esgoto para o Copacabana
A situação saneamento básico do Conjunto Residencial Jardim Copacabana também já tem uma solução. O município e a Copasa firmaram parceria para resolver a situação dos moradores do bairro.


Na reunião para tratar sobre as estações de tratamento de esgoto no fim de tarde de terça-feira, no Centro Administrativo, a parceria foi acordada. 

“O prefeito apresentou-nos o grave problema do residencial. Galileu disse que situação como essa, em alguns momentos sub-humana, era inadmissível. Fizemos parceria em que a Prefeitura executará, e a Copasa indenizará para resolver a situação”, afirmou o diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Ferramenta.

O Residencial Copacabana têm 498 casas e foi inaugurado em novembro de 2012.

Nenhum comentário: