Pular para o conteúdo principal

ESTADO AUTORIZA PONTE SOBRE O RIO DO PEIXE E ENTREGA AMBULÂNCIAS PARA A REGIÃO

Investimentos vão melhorar turismo, escoamento de produção agrícola e atendimento médico-hospitalar para 152 municípios


O governo de Minas Gerais autorizou na última sexta-feira, 19, em Três Corações, no Sul de Minas, o início da construção de uma ponte sobre o rio do Peixe, antiga reivindicação de moradores da região, com investimentos de R$ 5,2 milhões. 

A obra, no quilômetro 12,8 da LMG-862, ligará as cidades de Três Corações e São Bento Abade, além de melhorar o acesso a São Tomé das Letras.

A obra foi viabilizada por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações, Estradas de Rodagem (DEER/MG). Durante o evento, foi feita ainda a entrega de duas ambulâncias para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e outras mais três para a Prefeitura de Poços de Caldas.

Representando o governador Fernando Pimentel (PT), que não pode comparecer devido às condições climáticas, o diretor-geral do DEER, Djaniro Silva, destacou a importância econômica e social da nova ponte.

“A gente não consegue medir o anseio dessa população por uma ponte tão expressiva. Uma ponte que não só liga, mas faz muito mais do que isso: traz a segurança que essa população merece. Fico feliz em representar o governador, pois esse é um governo que ouve, interpreta e executa”, destacou Djaniro Silva, ressaltando o comprometimento do governo estadual em aplicar de forma correta os recursos financeiros, destinados à população.

Obras
Com 48 metros de comprimento, a ponte sobre o rio do Peixe foi projetada com duas pistas e passagem para pedestres, de forma a oferecer mais segurança, facilitando o acesso de turistas, inclusive a São Tomé das Letras. 

O empreendimento vai melhorar o escoamento para a produção de café, milho e do transporte de pedras ornamentais.

O prazo para a execução da obra, sob a supervisão do DEER/MG, é de 360 dias, a partir da ordem de início. Durante os trabalhos, a travessia sobre o rio do Peixe continuará sendo feita pela ponte de uma pista de rolamento existente e com o auxílio de uma variante.

Comemorada durante o evento pelos prefeitos de Três Corações, Cláudio Pereira, de São Tomé das Letras, Marisa Maciel (PT), e de São Bento Abade, Jane Resende, a obra vai contribuir também para o incremento do turismo e da economia na região. 

O prefeito Cláudio Pereira (PMDB) disse que é mais uma “vitória para o Sul de Minas”. “Depois de 65 anos de demanda, estamos aqui, nesta solenidade, para anunciar a ordem de serviço da ponte. Fernando Pimentel foi o único governador que ouviu e atendeu essa demanda, que vai promover o nosso desenvolvimento”, pontuou.

Iniciativa
Representantes da Assembleia Legislativa na solenidade, os deputados estaduais Duarte Bechir (PSD) e Geisa Teixeira (PT) ressaltaram os esforços do Executivo em estar presente em todas as regiões, independentemente do atual cenário de crise do país.

“O empreendimento vai trazer, além de conforto e de segurança, a união das cidades da região. Isso mostra que, em Minas Gerais, mesmo com problemas, o Estado continua caminhando e as obras estão sendo feitas”, destacou Duarte Bechir.

Geisa Teixeira agradeceu também a entrega das ambulâncias para o Sul de Minas. “Sabemos o que significa para o Cissul a entrega dos carros. E a construção da ponte sobre o rio do Peixe, que se inicia nesta semana, é uma antiga reivindicação da população”, disse.

Saúde
A partir de agora, o Território Sul passa a contar com mais cinco ambulâncias para ampliação da assistência médico-hospitalar. Apenas no Cissul serão contempladas 152 cidades, onde vivem 2,7 milhões de pessoas. O investimento mensal no Cissul é da cerca de R$ 3,28 milhões, sendo R$ 1,69 milhão de repasse feito pelo Estado.

Homenagem
Representando os moradores da Comunidade Casa de Saúde Santa Fé, onde foi realizada a solenidade, Mariana de Souza Pinto Costa foi homenageada pelo prefeito Cláudio Pereira e pelo diretor da instituição, Roberto Correa, com uma placa de agradecimento. Moradora no local há 62 anos e professora do orfanato por 17 anos, dona Mariana relata a emoção de finalmente receber uma homenagem pelos serviços prestados. “Eu me senti muita grata, e senti que valeu a pena estar esses anos todos morando aqui”, afirmou. 

Para o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Jorge Nahas, as melhorias para a região, contando com a parceria entre Estado e municípios, permitem “aprimorar e entregar, com modernização, equipamentos da saúde para a comunidade e à serviço do Sistema único de Saúde (SUS)”.

Participaram do evento também o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, o presidente do Cissul e prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, além de prefeitos da região, lideranças da área da saúde, representantes da população civil e servidores do DEER e Setop.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.