Pular para o conteúdo principal

INVERNO AUMENTOU EM 40% NÚMERO DE ATENDIMENTOS NO HOSPITAL ALZIRA VELANO

No inverno aparecem as enfermidades mais frequentes são estação: gripe, resfriado, rinite alérgica, sinusite, asma e bronquite, e também problemas cardíacos e vasculares

No Pronto Socorro do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) de Alfenas, no Sul de Minas, o movimento aumentou em mais de 40% com a queda da temperatura. Nestes dias frios de inverno, cresce o numero de pessoas em busca de atendimento médico, por causa das doenças comuns da época.

No inverno aparecem as enfermidades mais frequentes são estação: gripe, resfriado, rinite alérgica, sinusite, asma e bronquite, e também problemas cardíacos e vasculares. Com o tempo frio, as pessoas preferem ficar em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de agentes como o vírus, facilitando a propagação dessas doenças.

São os idosos e as crianças que mais sofrem nesta época, por terem imunidade mais baixa As crianças, além da imunidade baixa, convivem, frequentemente, em creches, em ambiente fechado.

Mas outras doenças são preocupantes no inverno: são as doenças cardiovasculares e AVC acidente vascular cerebral.

Durante o inverno, o número de infartos e AVC aumenta em 30% e 20%. Isso ocorre porque o organismo, com o objetivo de elevar a temperatura interna, contrai os vasos sanguíneos que irrigam a pele e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.

Outro fator de risco é que as pessoas bebem menos água no frio e desidratam mais facilmente, deixando o sangue mais viscoso e mais fácil de coagular, o que aumenta a possibilidade de infarto e derrame cerebral.

Idosos, hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar o cuidado no inverno e, mesmo quem não pertence a esses grupos de risco, evitar exposição prolongada ao frio, ambientes fechados e o choque térmico decorrente da queda brusca de temperatura.

Os médicos recomendam muitos cuidados com as crianças e idosos,para prevenir as doenças de inverno. Entre elas tomar muita água e líquidos, manter a casa sempre arejada,colocar colchões e cobertores no sol, evitar aglomerações, alimentar-se bem com frutas e verduras e agasalhar-se corretamente.
 
por Soloni Viana - da assessoria do HUAV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...