Valor "simbólico" não representa aumenta real para os funcionários públicos municipais
Em um momento pelo qual o país passa por uma aguda crise econômica, com o aumento de preços que afetam diretamente o bolso da população brasileira, a situação dos servidores públicos municipais de Lavras, no Sul de Minas, também não é nada boa.
Escalonamento de salários, redução de expediente e problemas com o pagamento de salários desde o final de 2015, estão entre as dificuldades pelos quais os servidores estão passando.
Com nove meses do atual governo municipal, a realidade dos funcionários públicos municipais não só não melhorou, como vem se agravando.
Nesta segunda-feira, 11, o prefeito José Cherem enviou a Câmara Municipal de Lavras o Projeto de Lei Complementar 05/2017, que trata da revisão geral nos salários e vencimentos dos servidores públicos municipais.
Para desgosto da categoria, o chefe do Executivo propõe um aumento de apenas 0,01%. Na mensagem que acompanha o PLC, encaminhada ao presidente do Legislativo local, o prefeito destaca que "ainda que irrisório, o reajuste proposto no presente projeto é o eleito como razoável" e que no momento atual, se faz necessário "para se dar cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)".
A mensagem do prefeito assume que a proposta de reajuste de apenas 0,01% não é um "aumento real nos salários e vencimentos dos servidores".
Como o chefe do Executivo é obrigado a proceder um reajusto anual, mas sem estipular um valor mínimo, o "simbólico" 0,01% proposto tem apenas o objetivo de fazer a recomposição que é determinada pela Constituição Federal.
A votação do PLC, que dá o ínfimo reajuste a classe dos servidores municipais de Lavras, deverá ocorrer em sessão da Câmara Municipal a ser realizada amanhã, quinta-feira, 14. Sendo aprovado, o reajuste passa a vigorar a partir do dia 1º de outubro.
Promessa de campanha aos servidores públicos feita pelo então candidato a prefeito José Cherem - clique na imagem para ampliar
Campanha
Nas eleições municipais de 2016, o prefeito eleito José Cherem (PSD) teve como uma de suas grandes promessas de campanha a valorização do servidor público.
"O servidor não pode ser desvalorizado e desrespeitado. Daremos oportunidade de qualificação e melhoria dos seus direitos. Recuperaremos o LavrasPrev e salários. Benefícios ficarão em dia pois é com servidores estimulados que se faz administração eficiente", destaca a promessa da campanha.
Leia também: Lei delegada cria 'super' assessor em Lavras
2 comentários:
impeachment nele!!!
Veronha isso
Postar um comentário