Pular para o conteúdo principal

COPASA INICIA OBRA DA ETE ITAPECERICA EM DIVINÓPOLIS


A Copasa deu início no último dia 3, às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da bacia do Rio Itapecerica, um dos empreendimentos mais esperados pela população de Divinópolis. Os investimentos, que garantirão 100% do tratamento de esgoto na cidade do Centro-Oeste mineiro, serão da ordem de R$ 143 milhões.

Previsto para ser concluído até dezembro de 2018, conforme compromisso pactuado com o município de Divinópolis, o empreendimento contempla a implantação de redes coletoras e interceptoras, 13 estações elevatórias de esgotos, além da maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade – a ETE Itapecerica.

O diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Delfino, que esteve em Divinópolis no dia 3, para emitir a ordem de serviço para início imediato das obras, afirmou que o sistema da bacia do rio Itapecerica é a maior obra de esgoto da Copasa em Minas Gerais. O diretor garantiu, ainda, que a ETE Itapecerica entrará em operação em 2018.

Segundo o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, esse empreendimento é um grande passo para o processo de despoluição, revitalização e recuperação do rio Itapecerica. Galileu destacou ainda que o encontro dessa terça-feira com o diretor foi de grande importância para a solução de questões que estavam pendentes. “Estamos trabalhando junto com a Copasa para garantir o avanço de Divinópolis”, ressaltou.

Ampliação do sistema de abastecimento de água.
As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Divinópolis também serão iniciadas ainda neste mês de outubro. 

Com investimentos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, o empreendimento proporcionará a melhoria do abastecimento de água principalmente na região Norte da cidade, como os bairros Alvorada, Anchieta, Conjunto Rinaldo Soares, Nossa Senhora da Conceição, Nova Fortaleza I e II e Serra Verde, dentre outros, beneficiando mais de 40 mil pessoas nessa região que hoje são as mais prejudicadas quando há a necessidade de paralisação do sistema para manutenções.

A Copasa em Divinópolis
A Copasa é responsável pelos serviços de abastecimento de água de Divinópolis há 43 anos. Atualmente, atende mais de 220 mil pessoas com água tratada. 

Em 2011, a empresa assumiu o serviço de esgotamento sanitário do município e realiza todo o trabalho necessário para o bom funcionamento do sistema. Hoje, a cidade conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em operação desde 2013, na bacia do rio Pará, responsável pelo tratamento de 10% do esgoto coletado na cidade.
    
Desde que assumiu os serviços de esgoto a Companhia vem trabalhando para dotar a cidade de um completo sistema de esgotamento sanitário. 

Em outubro de 2015, foi assinado o contrato de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para a implantação do SES da bacia do rio Itapecerica, onde a empresa executora do empreendimento ficaria responsável pela implantação e operação parcial do sistema de esgotamento sanitário de Divinópolis, incluindo a execução das obras civis da ETE.
    
Após a assinatura do contrato, a previsão era que o empreendimento fosse iniciado de imediato. No entanto, a demora no processo de obtenção das Licenças Ambientais, seguido de entraves com a empresa contratada pela PPP, que desencadearam no processo administrativo para recisão do contrato em 22 de abril de 2017, acarretou no atraso da obra.
    
O novo processo de licitação para contratação das obras foi concluído e a ordem de serviço para início imediato do empreendimento foi dado nesta terça-feira (03/10).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho