terça-feira, 31 de outubro de 2017

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DO DISTRITO DE GLAURA PASSARÁ POR OBRAS EMERGENCIAIS


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai destinar cerca de R$ 1 milhão de reais para obras emergenciais na Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no distrito de Glaura, em Ouro Preto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Os recursos anunciados provêm da iniciativa privada e devem ser repassados ainda em 2017 à Prefeitura de Ouro Preto, que será responsável pela realização das obras emergenciais na igreja por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

A igreja é datada da segunda metade do século XVIII e tombada pelo Iphan. Ela encontra-se interditada desde 24 junho de 2016 devido a rachaduras em sua estrutura.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo (PMDB), defendeu uma intervenção urgente e garantiu que a reforma da Matriz de Santo Antônio é prioridade para o município de Ouro Preto. “É preciso uma restauração completa e esta é a meta do município”, afirmou. 

Para ele, a igreja tem grande importância histórica e significado na vida de cada morador da comunidade de Glaura.

O Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, destacou que há um empenho tanto da prefeitura quanto do Iphan para a restauração. 

Segundo ele, os projetos estrutural, arquitetônico, de drenagem profunda e de proteção de descargas atmosféricas já estão prontos e aprovados, faltando apenas a aprovação dos projetos elétrico e de proteção e combate a incêndios. Os novos projetos foram custeados pela Prefeitura.

História – A Igreja de Santo Antônio foi erguida entre 1757 e 1764, em substituição a uma antiga igreja de madeira. É uma construção em pedra, com duas torres quadrangulares e janelas sineiras. Internamente, possui três retábulos originários da antiga capela que apresentam trabalho de talha da primeira fase do barroco mineiro.

Nenhum comentário: