Pular para o conteúdo principal

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DO DISTRITO DE GLAURA PASSARÁ POR OBRAS EMERGENCIAIS


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai destinar cerca de R$ 1 milhão de reais para obras emergenciais na Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no distrito de Glaura, em Ouro Preto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Os recursos anunciados provêm da iniciativa privada e devem ser repassados ainda em 2017 à Prefeitura de Ouro Preto, que será responsável pela realização das obras emergenciais na igreja por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

A igreja é datada da segunda metade do século XVIII e tombada pelo Iphan. Ela encontra-se interditada desde 24 junho de 2016 devido a rachaduras em sua estrutura.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo (PMDB), defendeu uma intervenção urgente e garantiu que a reforma da Matriz de Santo Antônio é prioridade para o município de Ouro Preto. “É preciso uma restauração completa e esta é a meta do município”, afirmou. 

Para ele, a igreja tem grande importância histórica e significado na vida de cada morador da comunidade de Glaura.

O Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, destacou que há um empenho tanto da prefeitura quanto do Iphan para a restauração. 

Segundo ele, os projetos estrutural, arquitetônico, de drenagem profunda e de proteção de descargas atmosféricas já estão prontos e aprovados, faltando apenas a aprovação dos projetos elétrico e de proteção e combate a incêndios. Os novos projetos foram custeados pela Prefeitura.

História – A Igreja de Santo Antônio foi erguida entre 1757 e 1764, em substituição a uma antiga igreja de madeira. É uma construção em pedra, com duas torres quadrangulares e janelas sineiras. Internamente, possui três retábulos originários da antiga capela que apresentam trabalho de talha da primeira fase do barroco mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...