Pular para o conteúdo principal

POSTULANTES ENCENAM DESPEDIDA DE SÃO FRANCISCO DURANTE CELEBRAÇÃO DO "TRÂNSITO"


Preservando uma antiga tradição da Ordem Franciscana, os jovens do Postulantado da Cruz de São Damião, em São João del-Rei, nas Vertentes, promoveu na noite desta terça-feira, 3, o “Trânsito” de São Francisco. 

A celebração, que recorda a passagem do santo para a vida eterna, reuniu religiosos e devotos para momentos de oração, teatro, música e reflexão.

Conduzida por Frei João Ricardo Teodoro, juntamente com os jovens postulantes, o evento refletiu diversas mensagens deixadas por Francisco antes da chegada de sua “irmã morte”. 

“A celebração do ‘trânsito’ vem ao encontro dos sinais de morte que vem assolando nossa sociedade. Celebrar a morte de Francisco é dar um novo sentido a vida, seja em nossa vivência no Postulantado ou com as pessoas que convivemos”, explica o religioso.

Durante a celebração, houve momentos de oração, música e dramatização. Thiago Loyola foi o responsável por interpretar o patrono. Para o postulante, a experiência foi de grande emoção. 

“Já havia encenado a vida de São Francisco na minha cidade, mas nada se compara a emoção que tive hoje, com momentos tão reais como o contato com a irmã terra. Foi lindo, um grande trabalho em equipe”, destaca o jovem que é natural de Salinas/MG.

Se para quem já conhecia a celebração foi marcante, imagina para quem vivenciou pela primeira vez. “Foi algo novo para mim. Não conhecia esta celebração. Achei lindo. Acaba que é um despertar muito grande para a nossa vocação. A gente entra neste mistério da vida de São Francisco. Senti seu amor, sua paixão”, reforça o postulante Leandro Almeida que acompanhou a encenação como guardião.

por Lucas Silveira - da assessoria da Diocese


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.