Pular para o conteúdo principal

POSTULANTES ENCENAM DESPEDIDA DE SÃO FRANCISCO DURANTE CELEBRAÇÃO DO "TRÂNSITO"


Preservando uma antiga tradição da Ordem Franciscana, os jovens do Postulantado da Cruz de São Damião, em São João del-Rei, nas Vertentes, promoveu na noite desta terça-feira, 3, o “Trânsito” de São Francisco. 

A celebração, que recorda a passagem do santo para a vida eterna, reuniu religiosos e devotos para momentos de oração, teatro, música e reflexão.

Conduzida por Frei João Ricardo Teodoro, juntamente com os jovens postulantes, o evento refletiu diversas mensagens deixadas por Francisco antes da chegada de sua “irmã morte”. 

“A celebração do ‘trânsito’ vem ao encontro dos sinais de morte que vem assolando nossa sociedade. Celebrar a morte de Francisco é dar um novo sentido a vida, seja em nossa vivência no Postulantado ou com as pessoas que convivemos”, explica o religioso.

Durante a celebração, houve momentos de oração, música e dramatização. Thiago Loyola foi o responsável por interpretar o patrono. Para o postulante, a experiência foi de grande emoção. 

“Já havia encenado a vida de São Francisco na minha cidade, mas nada se compara a emoção que tive hoje, com momentos tão reais como o contato com a irmã terra. Foi lindo, um grande trabalho em equipe”, destaca o jovem que é natural de Salinas/MG.

Se para quem já conhecia a celebração foi marcante, imagina para quem vivenciou pela primeira vez. “Foi algo novo para mim. Não conhecia esta celebração. Achei lindo. Acaba que é um despertar muito grande para a nossa vocação. A gente entra neste mistério da vida de São Francisco. Senti seu amor, sua paixão”, reforça o postulante Leandro Almeida que acompanhou a encenação como guardião.

por Lucas Silveira - da assessoria da Diocese


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...