Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE REFERÊNCIA LGBT ATENDE PESSOAS TRANS EM BELO HORIZONTE


Vinte e nove de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e do respeito para as pessoas travestis, transexuais e transgêneros. 

Com a chegada do dia, temas relacionados à cidadania das pessoas trans ocupam o centro de debates de diversas naturezas, entre elas as políticas públicas e a garantia de direitos.

O Centro de Referência da População LGBT é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania que trabalha para contribuir com a defesa e promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT, por meio de ações que visem ao enfrentamento da violência e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero em BH.

Gustavo Magalhães é coordenador do Centro de Referência LGBT e sublinha que os centros de referência são estratégicos no atendimento a públicos cujas necessidades são específicas, o que faz com que as ações realizadas sejam mais efetivas. 

“Os desafios são constantes, uma vez que as violências contra essa população são graves e cotidianas. Mas é nosso foco trabalhar na busca de melhorar a qualidade de vida de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

Gustavo ainda destaca a necessidade de sempre qualificar o trabalho prestado, ouvindo as pessoas trans e suas demandas. 

“É função do poder público prestar serviços aos cidadãos de acordo com suas necessidades, garantindo o acesso aos direitos e promovendo cidadania. Temos a preocupação constante de melhorar os nossos serviços e de estarmos próximos das pessoas trans da cidade, respondendo às demandas e atuando institucionalmente para prevenir e combater as violações de direitos”, pondera o coordenador.

Atendimento
O Centro atende a população durante todo o ano, oferecendo atendimento psicossocial e intermediando o relacionamento com as demais secretarias municipais nos serviços prestados aos cidadãos LGBT. 

As pessoas trans podem procurar a unidade por diferentes motivos. Apoio na reinserção escolar e no mercado de trabalho, encaminhamento a cursos de capacitação, acesso ao tratamento com hormônios e ao acompanhamento médico, retificação de nome de registro e gênero nos documentos, orientações e informações sobre direitos e como proceder em caso de discriminação, são algumas das demandas mais frequentes.

Caio Luís foi encaminhado, pelo Centro de Referência LGBT, para o curso de Aprendizagem Industrial do SENAI.

"É muito importante que sejam ofertadas oportunidades de capacitação e emprego para as pessoas trans. Mas é fundamental que, junto com a vaga, a gente tenha condições de frequentar um ambiente de respeito", pontua.

Também é papel do Centro de Referência LGBT receber denúncias de LGBTfobia no atendimento da Prefeitura, acionar os órgãos responsáveis pela fiscalização e prestar orientações aos técnicos da PBH sobre como atender pessoas trans sem cometer discriminação.

Vagas nos cursos de gastronomia
O Programa “Valorizar a Gastronomia” é um projeto da SMASAC, e oferece cursos de confeitaria, panificação e comida mineira, ministrados nas dependências do Mercado da Lagoinha. 

Em articulação com o CRLGBT, serão reservadas cinco vagas para pessoas trans em cada turma. 

Além disso, está sendo oferecida uma formação aos professores e funcionários da escola, para orientar sobre as especificidades desse público e garantir atendimento respeitoso. Para acessarem as vagas, os interessados devem procurar o Centro de Referência para se inscreverem no programa.

Serviço
Centro de Referência da População LGBT
Endereço: Rua Tupis, 149, 10º andar, Belo Horizonte 
E-mail: crlgbtbh@pbh.gov.br 
Telefones: (31) 3277-4128 / 4227 / 6908
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h

da assessoria da PBH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho