O jornal da EPTV 1ª edição, de Varginha, no Sul de Minas, que foi ao ar na última sexta-feira, 23, deu destaque ao Geo-Obras, ao usar os dados registrados no site do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), e convidou o público a fiscalizar a execução das obras públicas.
A matéria mostrou a situação de uma obra de um anel viário que ligaria a BR-265 à Estrada do Madeira, entre Lavras e Ribeirão Vermelho.
A obra foi planejada para desafogar o trânsito intenso da BR-265. Apesar de uma parte da obra já ter sido concluída, consumindo um investimento de R$ 2,7 milhões, a obra não foi entregue pois a terceira alça não foi construída.
Sobre o Geo Obras
Além de proporcionar melhorias na fiscalização do TCEMG, o GEO-Obras facilita o trabalho do jurisdicionado e ajuda a promover o controle social sobre as obras públicas.
A partir do conhecimento oferecido pelo novo programa, é possível realizar estudos prévios da documentação, para tornar as inspeções mais rápidas e eficazes, ou até mesmo evitar verificações in loco de denúncias que não são procedentes. As medições de obras são informadas com fotografias e referências geográficas.
Nos casos de obras de estradas ou de grande área, as coordenadas poderão ser confrontadas com imagens de satélites.
Para o cidadão, é disponibilizado o acesso a todos os documentos e imagens de obras públicas, de forma que denúncias, críticas e sugestões poderão ser encaminhadas diretamente ao Tribunal, por exemplo, no caso de divergência entre a informação prestada oficialmente e a verificada pela população.
Confira o site do Geo-Obras: http://portalgeoobras.tce.mg.gov.br
Veja a matéria da EPTV Sul de Minas na íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário