Pular para o conteúdo principal

ALFENAS GANHA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS DA AGRICULTURA FAMILIAR


As secretarias municipais de Desenvolvimento Rural, de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) promoveu na última quinta-feira, 22, na Praça Getúlio Vargas, em frente a Concha Acústica, a inauguração da nova feira da agricultura familiar de Alfenas, no Sul de Minas.

Foi disponibilizado no local barracas, onde o consumidor vai encontrar leguminosas, folhosas, frutas e mel, além de cereais e compotas de frutas, todos alimentos orgânicos garantidos pela certificação participativa supervisionada pela Orgânicos Sul de Minas, entidade que organiza a produção e comercialização de alimentos orgânicos no Sul de Minas. A expectativa é que a ação estimule a venda de produtos orgânicos, denominada Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas (FACA).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Dionízio José da Silva, com o certificado, o consumidor terá a certeza de estar adquirindo um produto de qualidade e livre de adubos químicos e agrotóxicos. Outra grande vantagem da feira é que o consumidor compra seus produtos diretamente do agricultor e com menor custo-benefício, afirma o secretário.

“Os alimentos são de ótima qualidade, fresquinhos, nutritivos e saudáveis, produzidos com dedicação e carinho pelos próprios feirantes e suas famílias, oferecendo ao consumidor uma excelente oportunidade para conhecer a história de vida dos agricultores e saber de onde vem e como é cultivado o seu alimento”, completa Dionizio Silva.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural informa que desde a da inauguração da nova feira as barracas dos alimentos orgânicos da Agricultura Familiar estarão disponíveis nas feiras de domingo, na Praça Dr. Fausto Monteiro e seu entorno, e nas feiras do bairro Pinheirinho e Praça Rachid Saliba.

Conheça a feira
A Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas (FACA) é uma iniciativa de agricultores e agricultoras familiares de pequenas propriedades rurais com o apoio do Fórum de Combate ao uso de Agrotóxicos Soberania Alimentar e Agroecologia na Região de Alfenas, um projeto de extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e da Prefeitura Municipal de Alfenas. 

O objetivo principal do fórum é sensibilizar e mobilizar a população local e regional sobre os riscos da utilização dos agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.

A nova Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas visa incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis, apoiar a agricultura familiar, o pequeno produtor local e estimular a aproximação do campo com a cidade, ao buscar maior solidariedade e cooperação, entre quem planta e cultiva, e quem consome os alimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...