Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA DECRETA INDISPONIBILIDADE DE BENS DE PARENTES DE ATAÍDE VILELA

Ex-gestor é investigado por lavagem de dinheiro e outros crimes contra a Administração Pública; prejuízo ao erário é estimado em R$ 11 milhões

Atendendo a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça decretou a indisponibilidade de bens de familiares do ex-prefeito de Passos, no Sul de Minas, Ataíde Vilela (PSDB), e fixou medidas cautelares a serem cumpridas por ele. 

O ex-gestor foi denunciado pela 7ª Promotoria de Justiça de Passos, juntamente a outros acusados, pela prática de diversos crimes contra a Administração Pública, como irregularidades na contratação de empresa para a prestação do serviço de coleta de lixo no município e na execução do contrato. Segundo a denúncia, ele atuou para beneficiar duas empresas e recebeu vantagens indevidas. Os desvios teriam começado em 2010, na administração de outro prefeito, mas foram intensificados na gestão 2013/2016, gerando um prejuízo ao erário estimado em aproximadamente R$ 11 milhões.

Conforme a Promotoria de Justiça, ainda durante as investigações sobre as irregularidades no contrato de coleta de lixo no município, o MPMG recebeu denúncia anônima informando que o então prefeito “construía casas, comprava terrenos e outros bens em nome de laranjas". A informação foi reforçada pela apreensão de documentação relativa a transações imobiliárias em nome de filhas do ex-prefeito, durante a operação Purgamentum, em novembro do ano passado.

“Diante dos indícios encontrados, a Promotoria iniciou investigação para apurar possível prática do crime de lavagem de dinheiro pelo ex-prefeito, identificando ao menos 17 construções realizadas pelo investigado em terrenos registrados em nome da esposa, das filhas e sobrinhos”, aponta a denúncia.

Foi constatado, ainda, que a esposa e as filhas do ex-gestor possuem veículos e imóveis registrados em seus nomes, porém constam como dependentes do investigado em declarações de imposto de renda, sem nenhuma informação de rendimento percebido pelas dependentes.

A Justiça decretou a indisponibilidade de valores, veículos e imóveis em nome das filhas, da esposa e de dois sobrinhos do ex-prefeito.

Decisão
De acordo com a decisão judicial, a vasta documentação apresentada pelo MPMG na denúncia apresenta prova da materialidade e indícios veementes de autoria com relação aos delitos atribuídos ao ex-gestor. “Há elementos que apontam para o recebimento de vantagem indevida pelo ex-prefeito que, caso confirmados, poderão ensejar o confisco de bens, além de obrigá-lo a reparar o dano causado ao erário”, aponta o documento. 

Ainda segundo a decisão, “nota-se a existência de fortes indicativos de que o denunciado lava o dinheiro adquirido de forma ilícita com a aquisição de terrenos e construções de imóveis, os quais ficam desde o início registrados em nome de seus familiares”.

Outro caso
Em outra ação penal proposta contra o ex-prefeito, na qual ele é acusado da prática de doze crimes de responsabilidade, praticados durante a gestão 2013/2016, o MPMG requereu a prisão preventiva do ex-gestor. 

De acordo com o pedido, o réu responde a vários crimes desde a sua primeira gestão, em 2005/2008, e foragiu após a Justiça de Passos decretar sua prisão preventiva como decorrência da operação Purgamentum.

O pedido de prisão foi negado, mas, para garantir a ordem pública e a regular instrução do processo, a Justiça determinou as seguintes medidas cautelares: comparecimento mensal do ex-prefeito à 2ª Vara Criminal, para informar e justificar suas atividades;  proibição de manter contato com os demais investigados e testemunhas; proibição de se ausentar da comarca por mais de sete dias sem comunicação ao Juízo; recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana; proibição de se ausentar do país; e proibição de manter relacionamento comercial/administrativo com o município de Passos.

com assesssoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho