Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE E VEREADORES DE POUSO ALEGRE COBRAM SUSPENSÃO DA TAXA DE ESGOTO COBRADA PELA COPASA


O presidente da Câmara, vereador Leandro Morais, e os vereadores Rodrigo Modesto e Bruno Dias foram até Belo Horizonte no último dia 30, cobrar pessoalmente providências quanto à cobrança da Taxa de Esgoto praticada pela Copasa em Pouso Alegre, no Sul de Minas.

Os vereadores se reuniram com o presidente da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), Gustavo Cardoso. O vereador Oliveira Altair irá a Belo Horizonte amanhã, dar continuidade às ações. 

Como resultado do encontro, os vereadores já conseguiram marcar uma mediação conduzida pela Arsae entre presidência da Copasa, Poder Executivo e Poder Legislativo de Pouso Alegre.

A mediação será promovida para apontar finalmente quais serão as providências tomadas pela Copasa para solucionar o problema. 

“O que nós exigimos aqui é que a Copasa suspenda a cobrança da taxa até que o serviço seja efetivamente executado, uma vez que nós comprovamos por meio dos trabalhos da Comissão, que este serviço não está sendo feito”, argumenta o presidente da Câmara, vereador Leandro Morais. 

“A reunião com Arsae confirmou o que já havíamos provado: a ineficiência da Copasa com a coleta e o tratamento do esgoto que é lançado de forma inescrupulosa nos afluentes dos nossos rios”, completa o vereador Bruno Dias. 

Em 2017, a Câmara de Pouso Alegre formou uma Comissão Especial de Estudo para analisar a questão e comprovou diversas irregularidades na captação e tratamento do esgoto. O relatório final da Comissão foi entregue à Arsae, que a partir daí desenvolveu mais estudos, comprovando agora, por meio de análises técnicas, uma série de problemas na captação e tratamento do esgoto de Pouso Alegre. 

“Desenvolvemos um trabalho de excelência na Comissão para que nosso estudo alcançasse resultados reais, assim como agora estamos vendo. Creio que finalmente vamos conseguir resolver o problema”, acredita Oliveira, então presidente da Comissão Especial. 

"A resposta da Arsae é uma grande conquista, pois ela referenda a seriedade do trabalho que desenvolvemos em Pouso Alegre, comprovando os danos ambientais e prejuízos gerados pela empresa Copasa ao consumidor", complementa Rodrigo Modesto.

A Comissão Especial de 2017 foi composta pelos vereadores Oliveira Altair como presidente, Leandro Morais como relator da comissão, Rodrigo Modesto como secretário e os vereadores Campanha e Wilson Tadeu Lopes.

Após 180 dias de estudos, análises in loco, visitas técnicas e entrevistas, a Comissão entregou um Relatório com 315 páginas apontando quais irregularidades a empresa comete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...