quinta-feira, 24 de maio de 2018

LIVRO COM TEMÁTICA LGBT TRAZ POESIA DE JORNALISTA SUL-MINEIRO



O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), organizador da Jornada pela Cidadania LGBT e da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, promoveu no último dia 17, o lançamento do livro "Família Invisíveis - Coletânea de Contos e Poemas LGBT".

A data escolhida para o lançamento é bastante simbólica para a comunidade LGBT. Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Declarou-se, portanto, que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

O evento aconteceu no início da noite no Museu de Imagem e Som (MIS) - Cine Santa Teresa, localizado no bairro Santa Teresa, em Belo Horizonte.

Essa edição é parte integrante da 4ª Jornada pela Cidadania LGBT, cujo tema “FamíliaS e DireitoS - Nossa Existência é Singular, Nossa Resistência é Plural” faz-se presente na obra. 

Sob o título "Família", o poema escrito pelo jornalista e blogueiro sul mineiro Sebastião Filho foi um dos selecionados e integra a publicação. O edital literário, da qual o blogueiro participou, convocou a participação de autores em todos os territórios do estado e seus títulos vencedores estão na produção impressa.

A seleção dos textos foi feita por meio de Edital de Chamamento Público direcionado à população LGBT do estado e teve por finalidade promover o trabalho de novos escritores LGBT em Minas Gerais. Foram selecionados contos e poemas que ilustram a realidade e o contexto das vivências afetivas/sociais de famílias LGBT.


capa do livro

O livro “Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT” tem entre seus principais objetivos promover e divulgar a literatura LGBT de Minas Gerais; estimular a produção literária com temática LGBT que discutam a diversidade sexual e de gênero; promover a integração artístico-cultural dessa população, fortalecendo sua identidade e posicionamento político-social. 

De acordo com o CELLOS-MG, esses pontos contribuem de maneira bastante efetiva no combate ao preconceito e à intolerância por meio da arte, apresentando ao leitor vivências e laços parentais que, quando observadas com sensibilidade, podem revelar-se muito semelhantes à sua própria realidade.

Para o jornalista Sebastião Filho, que é natural de Lavras, no Sul de Minas, a publicação vem se somar aos esforços pelo combate as intolerâncias, bem como, a promoção das diversas formas de cultura LGBT. 

"Foi muito bom participar deste concurso literário, contribuir para o fortalecimento da cultura LGBT, além de ser uma força de manter e mostrar as nossas lutas, mostrar que todos os gêneros de família devem ter o respeito e apoio por parte da sociedade", destaca o jornalista.

Essa publicação é um produto cultural resultante do projeto 4ª Jornada pela Cidadania LGBT, beneficiado pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado de Minas Gerais.

Confira a poesia selecionada: 

Família,
laços de sangue
laços de amor,
muitas ainda invisíveis,
por questões divisíveis,

Família é instituição para ser visível
família é conjunto, é repertório
é amor indivisível,
em uma única sintonia,

Família com homem, mulher, gay, lésbica, travesti, trans, cis,
seja qual for,
família de respeito, família com respeito,
é amar sem colocar condição, 
a única opção, amar com direitos,
casar, adotar, doar, no final, tudo que se quer é amar

Eu quero é mais é uma família pra mim,
família que se visita,
família que se enxerga,
família de diversidade, família com pluralidade
família na sociedade, família na diversidade

Nenhum comentário: