Pular para o conteúdo principal

LIVRO COM TEMÁTICA LGBT TRAZ POESIA DE JORNALISTA SUL-MINEIRO



O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), organizador da Jornada pela Cidadania LGBT e da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, promoveu no último dia 17, o lançamento do livro "Família Invisíveis - Coletânea de Contos e Poemas LGBT".

A data escolhida para o lançamento é bastante simbólica para a comunidade LGBT. Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Declarou-se, portanto, que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

O evento aconteceu no início da noite no Museu de Imagem e Som (MIS) - Cine Santa Teresa, localizado no bairro Santa Teresa, em Belo Horizonte.

Essa edição é parte integrante da 4ª Jornada pela Cidadania LGBT, cujo tema “FamíliaS e DireitoS - Nossa Existência é Singular, Nossa Resistência é Plural” faz-se presente na obra. 

Sob o título "Família", o poema escrito pelo jornalista e blogueiro sul mineiro Sebastião Filho foi um dos selecionados e integra a publicação. O edital literário, da qual o blogueiro participou, convocou a participação de autores em todos os territórios do estado e seus títulos vencedores estão na produção impressa.

A seleção dos textos foi feita por meio de Edital de Chamamento Público direcionado à população LGBT do estado e teve por finalidade promover o trabalho de novos escritores LGBT em Minas Gerais. Foram selecionados contos e poemas que ilustram a realidade e o contexto das vivências afetivas/sociais de famílias LGBT.


capa do livro

O livro “Famílias Invisíveis – Coletânea de Contos e Poemas LGBT” tem entre seus principais objetivos promover e divulgar a literatura LGBT de Minas Gerais; estimular a produção literária com temática LGBT que discutam a diversidade sexual e de gênero; promover a integração artístico-cultural dessa população, fortalecendo sua identidade e posicionamento político-social. 

De acordo com o CELLOS-MG, esses pontos contribuem de maneira bastante efetiva no combate ao preconceito e à intolerância por meio da arte, apresentando ao leitor vivências e laços parentais que, quando observadas com sensibilidade, podem revelar-se muito semelhantes à sua própria realidade.

Para o jornalista Sebastião Filho, que é natural de Lavras, no Sul de Minas, a publicação vem se somar aos esforços pelo combate as intolerâncias, bem como, a promoção das diversas formas de cultura LGBT. 

"Foi muito bom participar deste concurso literário, contribuir para o fortalecimento da cultura LGBT, além de ser uma força de manter e mostrar as nossas lutas, mostrar que todos os gêneros de família devem ter o respeito e apoio por parte da sociedade", destaca o jornalista.

Essa publicação é um produto cultural resultante do projeto 4ª Jornada pela Cidadania LGBT, beneficiado pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado de Minas Gerais.

Confira a poesia selecionada: 

Família,
laços de sangue
laços de amor,
muitas ainda invisíveis,
por questões divisíveis,

Família é instituição para ser visível
família é conjunto, é repertório
é amor indivisível,
em uma única sintonia,

Família com homem, mulher, gay, lésbica, travesti, trans, cis,
seja qual for,
família de respeito, família com respeito,
é amar sem colocar condição, 
a única opção, amar com direitos,
casar, adotar, doar, no final, tudo que se quer é amar

Eu quero é mais é uma família pra mim,
família que se visita,
família que se enxerga,
família de diversidade, família com pluralidade
família na sociedade, família na diversidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.