segunda-feira, 4 de junho de 2018

QUALIDADE NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS


A mais recente edição do Informe Agropecuário, publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), tem como tema “Prevenção e correção de defeitos na produção de leite e derivados”. 

A revista destaca cuidados essenciais na produção de leite de qualidade e os principais problemas encontrados na fabricação de produtos lácteos.

O leite é um alimento muito nutritivo e versátil, sendo usado na fabricação de diversos produtos, tais como queijos, manteiga, iogurtes, doces, bebidas lácteas, bolos, sorvetes, dentre outros. Atender às exigências dos órgãos de fiscalização e dos consumidores é fundamental para a continuidade e sucesso do negócio.

O rendimento e a qualidade dos produtos lácteos estão diretamente ligados à qualidade da matéria-prima, ou seja, do leite. O sucesso do processo requer a adoção de boas práticas de produção no estabelecimento rural e de fabricação no laticínio. Outra preocupação deve ser o tratamento adequado dos resíduos sólidos e líquidos gerados durante o processo produtivo.

Por meio de tópicos como parâmetros de qualidade na produção de lácteos; análises físico-químicas e microbiológicas; higienização durante todo o processo produtivo; identificação dos principais defeitos na fabricação de lácteos e gestão ambiental, a publicação busca contribuir para o crescimento e a consolidação da cadeia produtiva.

O Informe Agropecuário “Prevenção e correção de defeitos na produção de leite e derivados”, foi coordenado pelas pesquisadoras da EPAMIG Cândido Tostes (ILCT), Denise Sobral e Renata Golin Bueno Costa e pela professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vanessa Aglaê Martins Teodoro.


Nenhum comentário: