Pular para o conteúdo principal

FERNÃO DIAS REALIZA INSPEÇÃO GRATUITA DE MOTOCICLETAS

Ação Viva Motociclista acontece nesta sexta-feira, 27, dia do motociclista 

Avaliar a condição das motocicletas e oferecer exames básicos de saúde e orientações de segurança no trânsito para os motociclistas que circulam diariamente pela rodovia Fernão Dias. 

Esses são uns dos objetivos da campanha Viva Motociclista, que será promovida pela Arteris Fernão Dias na sexta-feira, 27, em Pouso Alegre, na Avenida Prefeito Tuany Toledo, das 8h às 12h. 

A campanha, que integra o calendário anual de ações voltadas à segurança no trânsito da concessionária, reforça a importância do uso de equipamentos de segurança, manutenção preventiva e direção cautelosa, para evitar acidentes.

Durante as atividades, a equipe da rodovia Fernão Dias irá oferecer aos pilotos serviços de higienização de capacete, colagem de adesivos refletivos, instalação de antenas anti-cerol, exames básicos de saúde, como aferição de pressão arterial, índice glicêmico e check-list das motos. 

A avaliação das motocicletas terá duração entre 8 e 10 minutos e analisará gratuitamente itens como pneus, freios, parte elétrica, retrovisores, entre outros. Os participantes também receberão panfletos com dicas de segurança e orientações sobre os cuidados relacionados a condução do veículo.

Os acidentes com motocicletas representaram aproximadamente 10% das ocorrências registradas em todo trecho concedido da BR-381, em 2018. 

De acordo com levantamento feito pelo Centro de Controle de Operações da Arteris Fernão Dias, o número de acidentes com motocicletas reduziu 14,2% durante os primeiros seis meses de 2018 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ou seja, passou de 434, em 2017, para 372.

A redução também foi verificada na região do Sul de Minas, entre Extrema e Santo Antônio do Amparo, onde o índice de acidente desta natureza caiu 12,2%. 

“Nós investimos em educação e acreditamos que com ações como esta teremos ainda mais reduções de acidentes de trânsito. Mas para isso, é necessário que todos tenham atenção especial ao comportamento individual. É preciso uma mudança de comportamento ético no trânsito”, comenta Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da Arteris Fernão Dias.  

Programação - Viva Motociclista
Local: Av. Pref. Tuany Toledo, Fátima – Pouso Alegre/MG
Horário: das 8h às 12h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.