Pular para o conteúdo principal

TENOR TRICORDIANO GRAVA CD COM UM DOS MELHORES GRUPOS DE MÚSICA ERUDITA DO MUNDO


O tenor tricordiano Matheus Pompeu, de 30 anos, vai gravar em CD, uma versão italiana inédita da ópera polonesa “Halka”, de S. Moniuszko, com Europa Galante sob o comando de Fabio Biondi, considerados pela crítica especializada como um dos melhores grupos de música erudita em todo o mundo. 

Matheus substitui o famoso tenor francês Roberto Alagna na gravação do disco e toma parte no concerto do dia 24 de agosto, na Sala Witold Lutoslawski Concert Studio of Polish Radio.


O projeto faz parte do 14º Music Festival Warsaw, festival de verão que movimenta todos os anos a capital polonesa em torno do que há de melhor no mundo da música clássica. 

Uma grande festa de cultura e beleza que neste ano se reveste de um caráter especial por trazer a inédita versão italiana da obra fundadora da ópera nacional polonesa: Halka, um drama sobre poder, opressão, paixão e morte na Polônia do século XVIII. 

Matheus Pompeu interpreta o primeiro tenor da obra, o jovem montanhês Jontek, pobre e apaixonado por Halka desde a juventude, exprimindo-se através de temas folclóricos e melodias de grande força sentimental.

Natural de Três Corações, filho de Christine Naback e Antonio Henrique Pompeu, Matheus, que sempre contou com o apoio da avó Geni Naback, iniciou seus estudos musicais e vocais em Belo Horizonte e, em seguida, foi para São Paulo. 

Desde 2017 mora na Espanha, em Valencia, onde desenvolve relevantes projetos junto a destacados nomes da cena lírica internacional como Placido Domingo e Fabio Biondi. 

Certamente um dos jovens talentos do canto lírico brasileiro em franca ascensão internacional, Matheus já tem outros projetos em vista como a Petite Messe Solennelle, de Rossini, na prestigiosa abertura do Festival de Bremen, na Alemanha, também com Fabio Biondi e Europa Galante. 

No Brasil, entre 2013 e 2016, se apresentou nos principais palcos brasileiros antes de sua ida para a Europa. Esteve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo e Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em produções de óperas como “Il Guarany”, “La Traviata”, “La tragedie de Carmen” e “Lucia di Lammermoor”.

Europa Galante nasceu em 1990 a partir do desejo de seu diretor artístico de fundar um grupo instrumental italiano para explorar o grande repertório barroco e clássico com instrumentos de época. 

O grupo foi premiado em várias ocasiões e obteve sucesso absoluto de crítica, sendo presença constante nas principais salas de concertos do mundo: do Teatro alla Scala, de Milão, ao Suntory Hall de Tokyo, do Royal Albert Hall de Londres ao Lincon Center de Nova York. O grupo possui uma vastíssima discografia reconhecida como referência pelos mais elevados especialistas.

Para Matheus Pompeu participar desse projeto “é uma oportunidade preciosa para mergulhar na riqueza da alma polonesa presente na música de Moniuszko e poder registrar essas impressões com artistas do mais alto nível.

“De verdade, me sinto privilegiado por representar o meu Brasil nessa linda aventura e dar a minha contribuição neste registro que ficará para a posteridade”, diz. Matheus que inicia os trabalhos em Varsóvia no próximo dia 17 de agosto.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...