Pular para o conteúdo principal

TENOR TRICORDIANO GRAVA CD COM UM DOS MELHORES GRUPOS DE MÚSICA ERUDITA DO MUNDO


O tenor tricordiano Matheus Pompeu, de 30 anos, vai gravar em CD, uma versão italiana inédita da ópera polonesa “Halka”, de S. Moniuszko, com Europa Galante sob o comando de Fabio Biondi, considerados pela crítica especializada como um dos melhores grupos de música erudita em todo o mundo. 

Matheus substitui o famoso tenor francês Roberto Alagna na gravação do disco e toma parte no concerto do dia 24 de agosto, na Sala Witold Lutoslawski Concert Studio of Polish Radio.


O projeto faz parte do 14º Music Festival Warsaw, festival de verão que movimenta todos os anos a capital polonesa em torno do que há de melhor no mundo da música clássica. 

Uma grande festa de cultura e beleza que neste ano se reveste de um caráter especial por trazer a inédita versão italiana da obra fundadora da ópera nacional polonesa: Halka, um drama sobre poder, opressão, paixão e morte na Polônia do século XVIII. 

Matheus Pompeu interpreta o primeiro tenor da obra, o jovem montanhês Jontek, pobre e apaixonado por Halka desde a juventude, exprimindo-se através de temas folclóricos e melodias de grande força sentimental.

Natural de Três Corações, filho de Christine Naback e Antonio Henrique Pompeu, Matheus, que sempre contou com o apoio da avó Geni Naback, iniciou seus estudos musicais e vocais em Belo Horizonte e, em seguida, foi para São Paulo. 

Desde 2017 mora na Espanha, em Valencia, onde desenvolve relevantes projetos junto a destacados nomes da cena lírica internacional como Placido Domingo e Fabio Biondi. 

Certamente um dos jovens talentos do canto lírico brasileiro em franca ascensão internacional, Matheus já tem outros projetos em vista como a Petite Messe Solennelle, de Rossini, na prestigiosa abertura do Festival de Bremen, na Alemanha, também com Fabio Biondi e Europa Galante. 

No Brasil, entre 2013 e 2016, se apresentou nos principais palcos brasileiros antes de sua ida para a Europa. Esteve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo e Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em produções de óperas como “Il Guarany”, “La Traviata”, “La tragedie de Carmen” e “Lucia di Lammermoor”.

Europa Galante nasceu em 1990 a partir do desejo de seu diretor artístico de fundar um grupo instrumental italiano para explorar o grande repertório barroco e clássico com instrumentos de época. 

O grupo foi premiado em várias ocasiões e obteve sucesso absoluto de crítica, sendo presença constante nas principais salas de concertos do mundo: do Teatro alla Scala, de Milão, ao Suntory Hall de Tokyo, do Royal Albert Hall de Londres ao Lincon Center de Nova York. O grupo possui uma vastíssima discografia reconhecida como referência pelos mais elevados especialistas.

Para Matheus Pompeu participar desse projeto “é uma oportunidade preciosa para mergulhar na riqueza da alma polonesa presente na música de Moniuszko e poder registrar essas impressões com artistas do mais alto nível.

“De verdade, me sinto privilegiado por representar o meu Brasil nessa linda aventura e dar a minha contribuição neste registro que ficará para a posteridade”, diz. Matheus que inicia os trabalhos em Varsóvia no próximo dia 17 de agosto.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...